Dot.lib

O café pode fazer mais bem do que mal à saúde, afirmam estudos (Fonte: iStock). O café pode fazer mais bem do que mal à saúde, afirmam estudos (Fonte: iStock).
Consumo de café não causa arritmia cardíaca, aponta estudo do JAMA
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 20/07/2021
  • Arritmia, Café, Pesquisa, DotLib, JAMA Internal Medicine

Uma pesquisa analisou o consumo de café em mais de 386 mil pessoas ao longo de três anos e comparou com as taxas de arritmia cardíaca, inclusive com fibrilação atrial, desse período. O resultado, publicado nesta segunda (19) no periódico científico Journal of American Medical Association (JAMA), mostra que, diferente do que era pensado, o consumo moderado da bebida foi associado à diminuição de 3% no risco de arritmia.

As análises indicaram que pessoas com o gene CYP1A2 funcional — também conhecido como “gene do café — conseguem metabolizar a cafeína em nível normal, podendo ingeri-la sem prejuízos, na maior parte das vezes. Por outro lado, quando há mutação neste gene, é possível que os efeitos do café tenham maior duração, ainda que os estudos mostrem que não estão associados à arritmia cardíaca.

O professor da divisão de cardiologia da Universidade da Califórnia e autor do estudo, Gregory Marcus, afirmou que a ideia de que o café causava essas perturbações no coração vieram de estudos antigos, de proporções pequenas e, em alguns casos, realizados apenas em pessoas do sexo masculino. “Uma revisão de 201 meta-análises descobriu que o consumo moderado de café é provavelmente mais benéfico do que prejudicial à saúde”, escreveu Marcus.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.