Dot.lib

Periódico da Springer Nature publica estudos relacionados à Farmácia Clínica e ao papel abrangente do farmacêutico na sociedade (imagem: Canva). Periódico da Springer Nature publica estudos relacionados à Farmácia Clínica e ao papel abrangente do farmacêutico na sociedade (imagem: Canva).
Confira os artigos mais lidos do International Journal of Clinical Pharmacy em julho de 2024
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 30/07/2024
  • DotLib, Estudos, Farmácia, Farmacoterapia, Springer Nature

Com o intuito de sempre trazer o que há de melhor e mais atual na pesquisa científica, a Dot.Lib passará a trazer mensalmente os conteúdos open access mais lidos nos melhores periódicos de Farmácia e Farmacologia. A seguir, confira os artigos mais lidos do International Journal of Clinical Pharmacy, periódico da Springer Nature, em julho de 2024.

1) Eficácia da tirzepatida em adultos obesos e não diabéticos

O estudo analisou a eficácia e a segurança da tirzepatida, comparada ao placebo em pacientes com sobrepeso ou obesidade sem diabetes. Para isso, foram consultados os bancos de dados dos quais foram analisados ensaios clínicos randomizados focados em adultos com essas condições. As análises incluíram metas de perda de peso, mudanças no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC) e pressão arterial (PA), além da ocorrência de eventos adversos.

Os resultados mostraram que a tirzepatida foi associada a melhorias significativas em vários marcadores de peso e saúde. Em três ensaios envolvendo 3901 participantes, o medicamento aumentou a proporção de indivíduos que atingiram suas metas de perda de peso, além de reduzir o peso corporal. No entanto, o tratamento também foi associado a um aumento significativo no risco de eventos adversos como náusea, vômito e diarreia em comparação ao placebo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

2) Farmacêuticos na gestão de protocolos clínicos de infecções urinárias

No Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, o gerenciamento de infecções do trato urinário (ITUs) liderado por farmacêuticos comunitários emergiu como um serviço inovador, reduzindo a sobrecarga nos serviços de saúde primários. Um estudo de revisão recente teve como objetivos identificar protocolos para o tratamento de ITUs agudas não complicadas em mulheres de 16 a 65 anos por farmacêuticos comunitários, delinear os principais componentes desses protocolos e avaliar sua qualidade. Para isso, foram analisados 274 registros, incluindo 40 protocolos que atendiam aos critérios estabelecidos.

Entre os principais critérios estão sinais e sintomas comuns, diagnóstico diferencial, sinais de alerta e encaminhamento, escolha de terapia antibiótica empírica, medicamentos sem receita, aconselhamento não farmacológico, critérios de elegibilidade do paciente, acompanhamento, recomendações de teste de fita reagente e resistência antimicrobiana. A conclusão mostrou que, apesar de protocolos de gerenciamento clínico compartilharem recomendações semelhantes, há uma variação considerável na prática internacional. As descobertas ressaltam uma deficiência na qualidade da maioria dos protocolos de ITUs liderados por farmacêuticos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

3) Papel evolutivo dos farmacêuticos no tratamento da depressão

Em todo o mundo, a depressão contribui significativamente para a carga global de doenças. Dado o papel dos farmacêuticos como provedores de Saúde, eles estão bem-posicionados para ajudar no tratamento da depressão. Um estudo recente examinou as evidências sobre o papel dos farmacêuticos em intervenções no tratamento da depressão, com um foco especial na região árabe. Quarenta artigos foram incluídos, descrevendo vários papéis e serviços oferecidos por farmacêuticos no gerenciamento da depressão, dos quais a maioria (24) detalhou intervenções ou estratégias específicas lideradas por farmacêuticos; 16 discutiram serviços abrangentes ou baseados em equipe.

A maioria dos estudos relatou um impacto positivo nos resultados dos pacientes. No entanto, apenas três estudos avaliaram serviços de farmacêuticos para pessoas com depressão na região árabe. As principais barreiras ao atendimento eficaz incluíam restrições de tempo e a necessidade de mais treinamento. Esses achados fornecem evidências preliminares que podem apoiar a expansão do escopo de prática dos farmacêuticos em saúde mental. Contudo, não há uma padronização do papel dos farmacêuticos no tratamento da depressão. Além disso, a prestação de cuidados ainda é limitada — especialmente nos países árabes — à dispensação de receitas e ao aconselhamento sobre efeitos colaterais dos antidepressivos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.