Cientistas identificam 10 principais fatores de risco para prevenção do Alzheimer
Um estudo publicado no periódico British Medical Journal (BMJ) identificou os 10 principais fatores de risco para prevenção do Alzheimer. A equipe internacional de cientistas, liderada pela Universidade Fudan, avaliou 395 estudos relevantes para uma análise ampla e com base em evidências concretas.
Os autores apresentaram 21 recomendações práticas, baseadas em “provas consolidadas”, aos especialistas sobre a prevenção de Alzheimer. Dentre as medidas apresentadas, eles avaliaram10 sugestões, que ressaltam a importância de obter o máximo de informações numa idade precoce, de participar de atividades mentalmente estimulantes, evitar diabetes, estresse, depressão e lesões na cabeça. Ainda segundo o estudo, quase dois terços das recomendações concentram-se em fatores de risco vascular e no estilo de vida saudável.
Apesar de ser uma revisão mais abrangente e sistemática dos metadados de Alzheimer realizada até o momento, os pesquisadores salientam sobre a necessidade de mais estudos sobre o assunto. "Este trabalho fornece uma análise avançada e atualizada das evidências (existentes), e sugere que são urgentemente necessários mais estudos observacionais prospetivos e ensaios controlados aleatórios", finalizaram.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.