Dot.lib

Estudo publicado no Journal of Experimental Biology indica que o fenômeno se dá por um mecanismo denominado “corrida de tandem” (imagem: iStock). Estudo publicado no Journal of Experimental Biology indica que o fenômeno se dá por um mecanismo denominado “corrida de tandem” (imagem: iStock).
Cientistas criam robô para entender a transmissão de conhecimento entre formigas
  • Notícia
  • Ciências Biológicas
  • 18/10/2022
  • Biologia, DotLib, Formigas, The Company of Biologists

Semelhante ao que ocorre entre humanos, as formigas também transmitem conhecimento umas às outras. Esse é um fenômeno que foi observado e detalhado recentemente em um estudo publicado no Journal of Experimental Biology, um periódico da The Company of Biologists. Para isso, os pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, criaram um robô que desempenhou o papel de professor em um teste realizado com exemplares da espécie Temnothorax albipennis, também conhecida como formiga-da-rocha.

Antes, foram construídos em laboratório dois formigueiros, um mais bem estruturado que o outro. Nesse contexto, o robô deveria guiar individualmente a formiga do pior para o melhor formigueiro imitando um mecanismo natural entre esses insetos chamado de “corrida em tandem”: o líder, que já conhece o caminho, o percorre mais lentamente para ensiná-lo aos menos experientes. O dispositivo foi equipado com glândulas de uma formiga operária responsável por excretar os feromônios necessários para atrair as formigas aprendizes e guiá-las até o destino.

O protótipo alternava a caminhada em linha reta ou em curvas e, em alguns momentos, os pesquisadores pausavam seus movimentos para que os insetos pudessem coletar pontos de referência no ambiente ao longo da caminhada e assim memorizassem o trajeto. Ao fim do estudo, as formigas que foram “treinadas” pelo robô conseguiram retornar mais facilmente ao formigueiro de origem; as que não passaram pelo processo tiveram dificuldades e demoraram a regressar. Além de desvendar os fenômenos de aprendizagem social desses insetos, o estudo teve entre seus objetivos a observação da interação entre animais e máquinas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.