Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Cenário da medicina personalizada na América Latina
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 02/12/2020
  • medicina personalizada, países latinos-americanos, América Latina

A medicina está inserida em uma área de constantes transformações para oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Na atualidade, uma das principais tendências mundiais no setor é a implementação da estrutura baseada na medicina personalizada. 

Essa abordagem definida como uma estratégia médica tem como objetivo a personalização dos serviços em saúde quanto às decisões clínicas, as práticas e os produtos adaptados para cada indivíduo. Ou seja, ela propõe o diagnóstico e tratamento adequados ao paciente certo no momento apropriado. Ela pode ser considerada ainda uma verdadeira revolução da medicina.

Mas como está o cenário da medicina personalizada nos países latinos-americanos?

Neste artigo serão apresentadas as principais conclusões extraídas do relatório “Medicina personalizada na América Latina: Universalizando a promessa de inovação”, que analisou os pontos fortes e fracos dessa estrutura de apoio na saúde em 9 países latino-americanos.

O que é o relatório? 

O documento “Medicina Personalizada na América Latina: Universalizando a promessa de inovação”, elaborado pela The Economist Intelligence Unit em parceria com a farmacêutica Roche Foundation Medicine, apresenta as tendências atuais e futuras dos sistemas de medicina personalizada em 9 países latino-americanosa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Uruguai. 

A divulgação do relatório foi realizada em outubro deste ano, no Roche Press Day —  encontro anual para promover a excelência jornalística na América Latina e contribuir para o diálogo sobre saúde. Vale ressaltar que a pesquisa foi desenvolvida antes do período da pandemia de COVID-19. 

Para a pesquisa, os países foram categorizados em três níveis de evolução no que se refere à prática da medicina personalizada: os países do nível um, significa que estão “prontos para decidir” se querem criar uma abordagem abrangente e holística; os países do nível dois têm pontos fortes importantes, porém precisam inserir um processo para “reforçar as bases”; os de nível três, possuem poucos recursos para serem utilizados na criação dessa estrutura e estão “começando a jornada”.

Outro destaque importante foi sobre a responsabilidade dos gestores na formulação das políticas públicas. Elas devem ser criadas com foco nas seguintes áreas: governança, conscientização e atitudes, infraestrutura e administração financeira.

Segundo o relatório, não existe uma ordem hierárquica para o desenvolvimento dos componentes do framework. No entanto, para obter êxito na medicina personalizada é importante a construção da estrutura de apoio como um todo.

Principais destaques

• Em sua maioria, os profissionais da saúde não têm ciência do potencial dessa abordagem e o conhecimento geral da população ainda é baixo. Logo, faz-se necessário conscientizar a todos sobre os mecanismos, o potencial e as limitações para facilitar a introdução da estrutura na saúde.

• Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Uruguai são os cinco países latino-americanos que aparecem como potências na medicina personalizada, sendo classificados como "prontos para decidir”. Esses países têm avançado na consolidação de políticas públicas em 4 áreas (governança, conscientização e atitudes, infraestrutura, administração financeira) que buscam a personalização de tratamentos e diagnósticos.

• O relatório classificou Chile e México como países que estão "reforçando suas bases" no assunto; Equador e Peru como nações que estão “começando nessa jornada.”

• Para o sucesso da medicina personalizada é necessário uma abordagem de governança coerente para que seja criado um ambiente propício para receber intervenções benéficas a toda população.

• O Brasil e a Colômbia têm os processos de Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) mais maduros da América Latina. A ATS é uma ferramenta que ajuda os sistemas de saúde na seleção racional de quais intervenções personalizadas podem ser oferecidas de forma mais precisa para toda a população.

• As instalações do laboratório de genética, Avaliação de Tecnologias em Saúde e o financiamento são pontos que precisam ser melhorados.

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.