CABI: painel discute a segurança alimentar mundial durante a pandemia de COVID-19
Representantes de instituições públicas de diversos países se reuniram para discutir os rumos da segurança alimentar mundial no contexto da pandemia de COVID-19. O painel, realizado online em dezembro pela CABI, contou com a participação dos especialistas da organização e a conclusão é a de que as circunstâncias criaram um “cenário potencialmente devastador”. Entre os principais motivos citados pelos participantes estão os aumentos nos preços do petróleo, conflitos, doenças emergentes, governança deficiente e interrupções nas cadeias de abastecimento.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a para Agricultura e Alimentação, o preço global dos alimentos aumentou em 33% em relação ao mesmo período em 2020. Durante o evento, o professor da Academia de Economia e Política Alimentar Global e reitor da Universidade de Agricultura da China, Fan Shenggen, explicou que o fenômeno se deve a multiplicidade de tensões e pressões econômicas que reverberaram na saúde, nas questões políticas e de infraestrutura, e colocaram uma tremenda pressão sobre a capacidade de alimentação do mundo.
Os painelistas examinaram como políticas sólidas e vínculos institucionais, inovações e pesquisas agrícolas, investimento em infraestrutura e tecnologia e facilitação da informação poderiam ajudar a mitigar os impactos negativos da pandemia na segurança alimentar. O evento virtual tem como objetivo ajudar os países — especialmente os que integram a CABI — a desenvolver planos de recuperação rápida dos danos causados pela pandemia e garantir uma resposta rápida e eficaz em eventos futuros que possam afetar a segurança alimentar.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.