Dot.lib

Pesquisa foi realizada nas plantações de mamoeiros no Quênia e tem potencial aplicação nos cultivos da fruta no Brasil (imagem: Canva). Pesquisa foi realizada nas plantações de mamoeiros no Quênia e tem potencial aplicação nos cultivos da fruta no Brasil (imagem: Canva).
CABI: agente de controle biológico mostra eficácia na luta contra a cochonilha do mamão
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra
  • 12/12/2023
  • Agentes biológicos, Agricultura, CABI, Cochonilha, Controle de pragas, DotLib, Pragas

Um estudo liderado pelo CABI no Quênia revelou resultados promissores ao utilizar um agente de controle biológico contra a cochonilha do mamão (Paracoccus marginatus), uma ameaça às plantações de mamão nos países africanos, no Brasil e nos Estados Unidos. O parasitoide feminino Acerophagus papayae emergiu como uma solução eficaz na redução das populações dessas pragas, mostrando taxas de parasitismo de até 72,89% após sua liberação em fazendas de mamão na região costeira do Quênia.

Os pesquisadores enfatizaram que o controle biológico por meio do parasitoide A. papayae se revelou uma estratégia altamente eficaz, levando a reduções significativas nas populações de cochonilhas do mamão nos locais de pesquisa. Com um valor de perdas anuais estimado em R$ 13,66 por hectares devido ao impacto das cochonilhas, a pesquisa destaca a importância crítica deste método como parte de um Plano de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para salvaguardar as colheitas de mamão.

O estudo ressalta a preferência do parasitoide por estágios específicos da cochonilha do mamão e a importância da proporção sexual favorável para as fêmeas, destacando a necessidade de uma criação em massa direcionada para estágios específicos dos hospedeiros. Além disso, a tecnologia de Reservatório de Campo de Inimigos Naturais (NEFR, na sigla em inglês), originalmente desenvolvida pelo CABI no Paquistão, é apontada como uma ferramenta potencial para a criação em massa do parasitoide no combate às cochonilhas do mamão no Quênia e em outros países também afetados.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.