Dot.lib

Estudo realizado pela USP mostrou que treinamentos individualizados têm impacto positivo nas funções cardiorrespiratórias (imagem: Canva). Estudo realizado pela USP mostrou que treinamentos individualizados têm impacto positivo nas funções cardiorrespiratórias (imagem: Canva).
BMJ: programa de exercícios físicos melhora saúde de pacientes com sequelas da COVID longa
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 04/07/2023
  • BMJ, COVID-19, DotLib, Exercícios físicos, USP

Um programa de exercícios físicos com treinamentos individualizados pode melhorar a saúde de pessoas com sequelas da COVID-19 longa. É o que mostra um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e publicado no renomado British Journal of Sports Medicine, um periódico da BMJ. Todos os participantes têm 45 anos ou mais e foram internados na UTI por terem desenvolvido a forma grave da infecção.

Com duração de 16 semanas, o programa contou com três treinos semanais compostos por exercícios aeróbicos (caminhada) e de força, trabalhando braços, tronco, quadril e pernas. As atividades podiam ser feitas em casa, sem a necessidade de aparelhos e um dos treinos tinha o acompanhamento remoto e em tempo real dos pesquisadores. Durante esse período, eles aplicaram um questionário personalizado para medir a função, dores no corpo, vitalidade, função social, saúde mental e emocional, entre outros dados.

Para que a terapia fosse feita sob medida para as necessidades dos pacientes com sintomas persistentes, os treinos foram baseados na escala funcional pós-COVID (PCFS), que mede a funcionalidade dos indivíduos após infecção pela doença. Os pesquisadores observaram uma melhora considerável nos parâmetros cardiorrespiratórios, que incluem consumo de oxigênio e recuperação da frequência cardíaca após esforço. Além disso, os sintomas típicos da doença — como dor muscular, fadiga e fraqueza — também regrediram ou sumiram.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.