Dot.lib

Perda da estatura em mulheres pode estar associada a problemas vasculares e óbito (Fonte: iStock). Perda da estatura em mulheres pode estar associada a problemas vasculares e óbito (Fonte: iStock).
BMJ: estudo associa perda de estatura em mulheres com maior risco de óbito
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 19/08/2021
  • Óbito, Mulheres, DotLib, Altura, Estatura

Apesar da perda de alguns centímetros parecer apenas um aspecto típico do envelhecimento, os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostraram que pode não ser esse o caso, especialmente com mulheres a partir dos 40 anos. Em estudo publicado no British Medical Journal (BMJ), os cientistas compararam dados coletados em pesquisas anteriores e acharam correlação entre a perda de estatura, problemas vasculares e maiores chances de morte.

Participaram da avaliação 2.406 mulheres suecas e dinamarquesas nascidas entre 1908 e 1952. No início das medições, a idade média das voluntárias era de 47 e 44 anos, respectivamente; após 10 a 13 anos, os cientistas realizaram a segunda medição e continuaram a monitorar as pacientes por mais duas décadas. Durante esse período, foram registrados detalhes sobre as que faleceram, como data e causa do óbito, bem como hábitos e estilo de vida.

A equipe concluiu que essas mulheres perderam, em média, 0,8 centímetro (cm) de altura entre a primeira e a segunda avaliação. Das 625 mortes registradas nesse período, 157 estavam relacionadas a doenças cardiovasculares e 37 foram por Acidente Vascular Cerebral (AVC). A pesquisa também mostrou que a perda de 1 cm de altura pode indicar entre 14% e 21% de risco adicional de óbito acima da média; a taxa subiu para 74% entre as pacientes que perderam 2 cm ou mais.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.