Dot.lib

Redução dos sintomas depressivos foi observada após 12 semanas de exercícios (imagem: Canva). Redução dos sintomas depressivos foi observada após 12 semanas de exercícios (imagem: Canva).
BMJ: atividade física pode ser 1,5 vez mais eficaz contra a depressão do que medicamentos
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 18/04/2023
  • BMJ, Depressão, DotLib, Esportes, Exercícios físicos, Tratamento, BJSP

Uma revisão conduzida pela Universidade da Austrália do Sul (UniSA) mostrou que a prática de atividades físicas é 1,5 vez mais eficaz na redução dos sintomas depressivos, incluindo ansiedade e angústia, do que os medicamentos e a psicoterapia. De acordo com o artigo publicado no British Journal of Sports Medicine — um periódico da BMJ — a melhora foi percebida a partir da 12ª semana de exercícios, independentemente da intensidade.

Os dados foram obtidos por meio da avaliação de 97 revisões, 1.039 ensaios, com um total de 128.119 participantes o que, segundo os pesquisadores, torna este estudo o mais abrangente sobre o assunto até o momento. Além das pessoas com depressão, os grupos mais beneficiados pela abordagem incluem gestantes e puérperas, pessoas saudáveis e as diagnosticadas com HIV ou alguma doença renal. O estudo mostrou que todos os tipos de exercícios físicos trazem benefícios à saúde mental de modo geral, inclusive os aeróbicos, a ioga e o Pilates.

As atividades mais longas ou de maior impacto foram especialmente favoráveis contra a depressão e ansiedade. A pesquisadora sênior da UniSA, Carol Maher, afirma que não é necessário muito para ter uma mudança positiva. “Esperamos que esta revisão ressalte a necessidade de atividade física, incluindo intervenções de exercícios estruturados, como uma abordagem essencial para controlar a depressão e a ansiedade”, disse a cientista.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.