Dot.lib

Estudo alerta para as variáveis preveníveis da doença, cujos casos tendem a aumentar com o envelhecimento da população mundial (imagem: Canva). Estudo alerta para as variáveis preveníveis da doença, cujos casos tendem a aumentar com o envelhecimento da população mundial (imagem: Canva).
BMJ: 40% dos casos de demência estão relacionados à 8 fatores de risco modificáveis
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 21/11/2023
  • BMJ, Cérebro, Demência, DotLib, Neurologia, Saúde mental

A demência tem 28 fatores de risco já estabelecidos entre especialistas, dos quais 8 são modificáveis em 40% dos diagnósticos. De acordo com a pesquisa publicada no BMJ Mental Health, estão inclusos: educação, histórico de diabetes, depressão, AVC, classe socioeconômica, pressão alta, colesterol alto e viver sozinho. Para identificá-los, os pesquisadores da Universidade de Oxford analisaram dois grandes estudos de longa duração, o UK Biobank e o Whitehall II Study, selecionando 223,7 mil participantes com idades entre 50 e 73 anos.

Com base nessas descobertas, os cientistas desenvolveram uma pontuação de risco para ajudar na identificação de pessoas mais suscetíveis à demência. No entanto, eles enfatizam que essa pontuação não é determinante e destacam a importância da intervenção em fatores modificáveis para reduzir o risco da doença. Sana Suri, uma das autoras do estudo, lembra que pessoas com fatores tratáveis, como diabetes, depressão e pressão alta, têm cerca de três vezes mais risco de demência do que alguém da mesma idade sem essas condições.

No que diz respeito às políticas públicas de enfrentamento global à demência, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que apenas um quarto dos países implantou uma estratégia ou um plano nacional para prevenção da doença. O cenário atual se contrapõe ao aumento esperado nos casos da doença, em um cenário de envelhecimento populacional: estima-se um aumento de 150% nos diagnósticos até 2050. Nos últimos 12 anos, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4%, de acordo com os dados do Censo 2022.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.