ASM International: eletrodos de microrrede de carbono tornam baterias de sódio mais eficientes
Pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, desenvolveram eletrodos de microrrede de carbono que, em breve, serão usados para fabricar baterias alimentadas por íons de sódio, de acordo com matéria publicada na ASM International. O objetivo é obter baterias de alto desempenho a baixo custo e com baixo potencial de degradação ambiental.
O desenvolvimento das peças usa a técnica de estereolitografia 3D para imprimir estruturas de microrredes feitas de resina, que são encolhidas por meio de um processo chamado pirólise. De acordo com os cientistas, os ânodos de carbono duro resultantes desse procedimento permitiram o transporte rápido de íons geradores de energia e após aperfeiçoamentos na estrutura da treliça, houve um aumento no desempenho das baterias.
O cientista de materiais da Universidade de Tohoku e líder do estudo, Akira Kudo, afirmou que, à medida que as impressoras 3D ganham cada vez mais resolução, as baterias de íons de sódio podem superar as de íons de lítio. Atualmente, as de lítio são amplamente utilizadas em pequenos e grandes eletroeletrônicos, como smartphones ou carros elétricos, por seu alto desempenho e grande capacidade de armazenamento de energia. No entanto, além do alto custo de fabricação, as reservas de lítio estão se esgotando rapidamente e sua extração pode ser prejudicial ao meio ambiente.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.