Dot.lib

Descoberta pode impactar positivamente a Arquitetura, a Engenharia e o meio-ambiente (imagem: Canva). Descoberta pode impactar positivamente a Arquitetura, a Engenharia e o meio-ambiente (imagem: Canva).
ASM International: cinza vulcânica e cal são responsáveis pela resistência das construções da Roma Antiga
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra
  • 02/02/2023
  • Arquitetura, ASM International, Construção, Construção Civil, DotLib, Engenharia, Química

Cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia do Massachusetts, ambos nos Estados Unidos, descobriram quais são os componentes-chave para que as arquiteturas da Roma Antiga sejam altamente resistentes à ação do tempo: cinzas vulcânicas e cal. De acordo com uma publicação no site da ASM International — uma sociedade científica dedicada à Ciência dos Materiais e à Engenharia — a descoberta pode impactar positivamente a Arquitetura, a Engenharia e o meio-ambiente.

Para chegar à conclusão de que o resíduo vulcânico é, de fato, o responsável pela durabilidade do concreto romano, os pesquisadores produziram amostras de concreto quente misto que incorporava formulações antigas e modernas. Em seguida, essas amostras foram rachadas para permitir a penetração de água. Após duas semanas, as rachaduras estavam todas preenchidas e a água não podia mais fluir. O mesmo teste foi realizado em um pedaço idêntico de concreto feito sem cal virgem, que resultou em infiltração.

A equipe acredita que as nanopartículas da cal desenvolvem uma característica quebradiça, criando uma fonte de cálcio facilmente fraturada e reativa. Assim que pequenas rachaduras começam a se formar dentro do concreto, elas podem se estender através das nanopartículas de cal. Ao reagir com a água das chuvas, por exemplo, é gerada uma solução saturada de cálcio, que pode recristalizar como carbonato de cálcio e preencher rapidamente a trinca, ou reagir com materiais pozolânicos como as cinzas vulcânicas para fortalecer ainda mais o material composto.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.