ASM International: cientistas criam técnica inovadora de eletropulverização para materiais bioativos
Cientistas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, apresentaram uma técnica inovadora de deposição por eletropulverização para criar revestimentos altamente precisos em materiais biologicamente ativos, de acordo com publicação da ASM International. O método promete uma nova era de medicamentos transdérmicos, incluindo vacinas sem agulhas, e dispositivos médicos mais eficazes. Os estudiosos aprimoraram o controle sobre a região de pulverização e as propriedades elétricas das partículas microscópicas, alcançando eficiência de até 100%.
A abordagem envolve a aplicação de uma carga elétrica de alta voltagem a um líquido, transformando-o em partículas finas que se depositam precisamente em uma área alvo. Os métodos anteriores alcançavam apenas cerca de 40% de eficiência, enquanto a nova abordagem promete eliminar o desperdício de materiais bioativos. Essa inovação não apenas tornará a produção de dispositivos médicos mais econômica, mas também mais acessível, uma vez que não exige um posicionamento extremamente preciso da fonte de pulverização.
Os revestimentos desempenham um papel crucial em dispositivos médicos implantados, como stents e marca-passos, bem como em produtos que utilizam materiais biológicos, como adesivos transdérmicos. Além disso, a nova técnica torna o equipamento necessário mais acessível e fácil de projetar, tornando-a uma escolha promissora para a fabricação em massa de materiais bioativos. Os cientistas esperam que esse método de alta eficiência expanda ainda mais as possibilidades na produção de revestimentos biomédicos e a entrega de materiais para tratamentos médicos avançados.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.