Dot.lib

Desenvolvimento do material a partir da simulação de rochas lunares faz parte dos planos de viabilizar a migração de humanos para o satélite (imagem: iStock). Desenvolvimento do material a partir da simulação de rochas lunares faz parte dos planos de viabilizar a migração de humanos para o satélite (imagem: iStock).
ASCE: NASA cria mistura de concreto para construção de habitações na Lua
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra, Tecnologia
  • 25/08/2022
  • Astronomia, DotLib, Engenharia, NASA, ASCE, Lua

De acordo com uma matéria publicada na última quinta-feira (18) no site oficial da American Society of Civil Engineers (ASCE), a NASA tem desenvolvido uma mistura de concreto à base de rochas lunares para a construção de habitações na Lua. A fabricação do material faz parte do projeto MICS (Microgravity Investigation of Cement Solidification, ou Investigação de Microgravidade da Solidificação do Cimento), que pretende viabilizar a migração de humanos para o satélite.

Em parceria com engenheiros civis da Universidade da Pensilvânia e da Clarkson University, ambas nos Estados Unidos, a agência espacial tem enviado pequenas amostras de materiais de construção à base de cimento para a Estação Espacial Internacional desde maio de 2018. De acordo com a pesquisadora responsável pelo projeto MISC, Aleksandra Radlinska, os diversos experimentos realizados na estação espacial para verificação do processo de hidratação do material resultaram no aperfeiçoamento da sua composição, que passou a simular o regolito lunar.

Os engenheiros avaliaram como os componentes reagem quando misturados com água sob diferentes níveis de gravidade, desde a quase ausência de peso da órbita da Terra até a gravidade de um sexto da Lua. “O concreto feito sem água pode ser essencial porque qualquer água disponível na Lua provavelmente não será usada para construção”, explica Radlinska. Outras pesquisas estão em andamento para aperfeiçoar a composição para a construção de habitats lunares e verificar o comportamento do material diante da gravidade do ambiente, como o equilíbrio de compressão de tração do material.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.