Dot.lib

Confira as principais tendências da área da saúde para o ano de 2023. (Imagem: iStock) Confira as principais tendências da área da saúde para o ano de 2023. (Imagem: iStock)
As principais tendências para a área da saúde em 2023
  • Artigo
  • 06/01/2023

Ao mesmo tempo que é uma das áreas do conhecimento mais importantes do mundo moderno, a área da saúde também é uma das que mais cresce e se desenvolve nos tempos atuais. Aliada a tecnologia, o conhecimento na área da saúde nunca se desenvolveu tanto e tão rápido. Em constante evolução, a tecnologia permitiu com que a saúde chegasse a níveis impossíveis de serem imaginados há alguns anos.

Com as novas tecnologias e o avanço do conhecimento, a área da saúde tem cada vez mais desafios. Por isso, novas tendências surgem a todo tempo e mudam a todo ano. Pensando nisso, a Dot.Lib elenca, neste artigo, as principais tendências para a área da saúde em 2023.

Fique por dentro do que é apontado como tendência para esta área do conhecimento e entenda como cada uma delas tende a impactar o conhecimento científico e a atuação profissional dentro do campo da saúde.

1. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial é um conceito que tem se tornado cada vez mais popular e difundido. Sendo um dos grandes pilares das últimas inovações tecnológicas, a IA ajuda a otimizar tempo e produtividade em quase todas as áreas do conhecimento - e na saúde não é diferente.

Segundo o relatório “Artificial intelligence index report 2022”, produzido pela Universidade de Stanford, o setor privado no mundo inteiro investiu mais de US$11 bilhões em pesquisa e inovação com inteligência artificial para a área da saúde no ano de 2021. Os números reforçam a importância da IA no desenvolvimento tecnológico e nos avanços promovidos na saúde.

A vantagem da IA é que ela pode estar presente em diversas etapas do conhecimento e da atuação profissional dentro da área da saúde. De tarefas relativamente simples, como a automação de processos, até o auxílio à tomada de decisões à beira do leito automatizadas baseada em dados dos pacientes.

2. Foco na atenção ao paciente

Outra tendência que se apresenta na área da saúde para 2023 é o foco na atenção ao paciente. Cada vez mais, gestores da saúde buscam criar um foco no paciente, com um atendimento humanizado e oferecendo a melhor experiência do paciente possível.

Com o conhecimento cada vez mais difundido graças ao acesso a internet, os pacientes são cada vez mais clientes que detém conhecimento ou querem deter conhecimento suficiente para acompanhar melhor as decisões que envolvem diretamente a sua saúde. Por isso, o público da área da saúde tem sido cada vez mais exigente com a experiência que lhe é oferecida no atendimento.

Desta forma, o foco na atenção ao paciente se torna uma demanda ainda maior. Somado ao fato do paciente ser sempre o sujeito mais importante de qualquer atuação dentro da área da saúde, agora ele também se torna um cliente que tem exigências mais rigorosas e expectativas a serem atendidas.

3. Cognys Meds

O Cognys Meds é uma solução digital que utiliza a inteligência artificial para otimizar processos e aumentar a eficiência da atuação na área da saúde. No Cognys Meds, algumas funcionalidades utilizam a inteligência artificial para auxiliar na tomada de decisões - é o caso da Lista de Medicamentos do Paciente (LIMPA), que avisa automaticamente de possíveis interações medicamentosas indesejadas em pacientes que estão fazendo uso de diversos fármacos simultaneamente.

Além do LIMPA, o Cognys Meds oferece diversas outras funcionalidades e ferramentas que visam aumentar a eficiência da atuação farmacêutica, uma das áreas mais importantes da saúde. O Cognys Meds é, sobretudo, uma solução com foco na atenção ao paciente, fornecendo dados e informações confiáveis, de maneira ágil e dinâmica, para auxiliar na tomada de decisões à beira do leito.

Portanto, com o Cognys Meds, o profissional da saúde consegue otimizar sua atuação, garantindo mais segurança, confiabilidade e eficiência no seu trabalho do dia-a-dia. Assim, o Cognys Meds é um exemplo de como essas duas importantes tendências da área da saúde - a Inteligência Artificial e o foco na atenção ao paciente - podem ser utilizadas na atuação profissional.

Para saber mais sobre o Cognys Meds com tecnologia Merative Micromedex, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.