Dot.lib

Estudo publicado no American Psychologist foi realizado com mais de 8 mil participantes (imagem: Canva). Estudo publicado no American Psychologist foi realizado com mais de 8 mil participantes (imagem: Canva).
APA: poupar dinheiro é mais fácil quando objetivos condizem com traços de personalidade
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 07/03/2023
  • American Psychological Association, Dinheiro, DotLib, Finanças, Psicologia, Traços de personalidade

Um experimento publicado no American Psychologist, um periódico da American Psychological Association (APA), sugere que poupar dinheiro pode ser mais fácil quando os objetivos para tal são condizentes com os próprios traços de personalidade. Para entender como as pessoas lidam psicologicamente com o próprio dinheiro e com a abstenção de gastos, os pesquisadores se basearam em dados de mais de 8 mil voluntários nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Na primeira parte, 2.447 participantes realizaram o teste do Big Five, que considera cinco traços de personalidade abrangentes — afabilidade, conscienciosidade, neuroticismo, abertura e extroversão — e os resultados foram alinhados com as metas autorrelatadas. Aqueles cujas metas de poupança se alinhavam com seus traços de personalidade tinham, em média, um pé-de-meia maior, independentemente da classe social. Na segunda parte, 6.056 pessoas participaram de um programa de incentivo à poupança por meio de um aplicativo.

Todos iniciaram com US$ 100 (cerca de R$ 510,00 no câmbio atual) e a meta era poupar a mesma quantia no mês seguinte. Após a realização de um teste de personalidade, os voluntários foram divididos em cinco grupos, dos quais apenas um recebeu e-mails com mensagens de incentivo relacionadas ao seu traço mais marcante. Este teve a maior taxa de sucesso, com 11,4% atingindo a meta de economia e com 3,57 vezes mais chances de poupar do que o grupo de controle.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.