Dot.lib

Pesquisadores também concluíram que quanto mais forte é este traço na infância, maiores são as chances de mantê-lo na vida adulta (imagem: Canva). Pesquisadores também concluíram que quanto mais forte é este traço na infância, maiores são as chances de mantê-lo na vida adulta (imagem: Canva).
APA: narcisismo tende a diminuir conforme envelhecemos, sugere estudo
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 06/08/2024
  • American Psychological Association, DotLib, Psicologia, Traços de personalidade, Narcisismo

Um estudo publicado no periódico Psychological Bulletin, da American Psychological Association revelou que as pessoas tendem a se tornar menos narcisistas à medida que envelhecem, desde a infância até a idade adulta. Contudo, as diferenças individuais no narcisismo permanecem estáveis ao longo do tempo, indicando que aqueles que são mais narcisistas do que seus pares na infância tendem a manter esse traço na vida adulta. Liderada por Ulrich Orth, da Universidade de Berna (Suíça), a pesquisa analisou dados de 51 estudos com 37.247 participantes de 8 a 77 anos. A maioria foi conduzida nos EUA, Canadá e Europa Ocidental, com alguns na China e Nova Zelândia.

Os pesquisadores investigaram três tipos de narcisismo: agente, antagonista e neurótico, encontrando um declínio em todos eles ao longo do tempo. Os resultados mostraram que o narcisismo agente, caracterizado por sentimentos de grandiosidade e necessidade de admiração, teve um pequeno declínio. Já o narcisismo antagonista, que inclui arrogância e baixa empatia, e o neurótico, que envolve desregulação emocional, apresentaram declínios moderados. No entanto, a posição relativa das pessoas em termos de narcisismo comparada à de seus pares não mudou significativamente ao longo do tempo, sugerindo a estabilidade desse traço de personalidade.

Orth destaca a importância de pesquisas futuras para explorar as razões do declínio do narcisismo com a idade. “Uma teoria sugere que os papéis sociais que assumimos na vida adulta, por exemplo, como parceiro, pai, funcionário e assim por diante, levam ao desenvolvimento de características de personalidade mais maduras, incluindo níveis mais baixos de narcisismo”, explica o pesquisador. Ele também enfatiza a necessidade de estudar o narcisismo em uma variedade mais ampla de culturas e países para obter uma compreensão mais abrangente do fenômeno.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.