Dot.lib

Publicada em um periódico da American Psychological Association, a pesquisa foi realizada com cerca de 353 mil pessoas em mais de 50 países (imagem: iStock). Publicada em um periódico da American Psychological Association, a pesquisa foi realizada com cerca de 353 mil pessoas em mais de 50 países (imagem: iStock).
APA: gosto musical pode revelar traços de personalidade, sugere estudo
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 13/09/2022
  • American Psychological Association, DotLib, Música, Personalidade, Psicologia

Publicada no Journal of Personality and Social Psychology — um periódico da American Psychological Association (APA) — uma pesquisa realizada pela Universidade de Bar-Ilan, em Israel, sugere que as preferências musicais podem revelar traços da personalidade e unir as pessoas. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram cerca de 353 mil pessoas em mais de 50 países, que descreveram seu gosto por 23 gêneros musicais diferentes. A metodologia incluiu relatórios autodescritivos dos voluntários e a aplicação de um teste denominado Big Five Personality, que compreende os cinco grandes traços de personalidade em nível demográfico.

Os cientistas dividiram os ritmos musicais em cinco grupos: “suave” (associado ao soft rock, ao R&B e baladas românticas contemporâneas), “intenso” (ritmos mais altos e considerados agressivos como punk, rock clássico, heavy metal e power pop), “contemporâneo” (eletrônica, rap, latina e euro-pop), “sofisticado” (música clássica, ópera e jazz) e “despretensioso” (country e músicas relaxantes, como o lounge). Os resultados mostraram que as pessoas mais extrovertidas tendem a gostar dos gêneros contemporâneos; as mais ansiosas ou pessimistas tendem a ouvir músicas mais intensas; já as pessoas mais sociáveis tendem a passear por todos os ritmos, exceto o intenso.

De acordo com o autor do estudo, David Greenberg, as músicas podem ser usadas para que os ouvintes mudem de humor ou mesmo para entrar numa espécie de catarse, mas ainda são necessários mais estudos sobre o tema. Mas o que surpreendeu a ele e sua equipe foi a repetição do padrão entre música e personalidade pelo mundo, que se mostrou pouco dependente da cultura. “As pessoas podem estar divididas por geografia, idioma e cultura, mas se um introvertido em uma parte do mundo gosta da mesma música que os introvertidos em outro lugar, isso sugere que a música pode ser uma ponte muito poderosa. A música ajuda as pessoas a se entenderem e encontrarem terreno comum”, afirma Greenberg.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Leia também: Por que ouvimos (e gostamos de) música triste?

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.