Dot.lib

Administrar tarefas profissionais e domésticas ao mesmo tempo podem gerar estresse e diminuir a produtividade no trabalho (Imagem: iStock). Administrar tarefas profissionais e domésticas ao mesmo tempo podem gerar estresse e diminuir a produtividade no trabalho (Imagem: iStock).
APA: câmera ligada durante reuniões de trabalho online pode gerar estresse
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 14/12/2021
  • DotLib, Estresse, Webcam, Câmera, Trabalho

No contexto do distanciamento e isolamento social recomendados durante a pandemia de COVID-19, muitas das atividades antes feitas presencialmente passaram para o ambiente virtual, com o uso de câmeras. Apesar da praticidade que a tecnologia traz, um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, da American Psychological Association (APA), sugere que abrir a webcam em reuniões pode gerar estresse. Foram analisadas 103 pessoas em cerca de 1.400 trechos de suas chamadas virtuais e os pesquisadores observaram que os participantes mostravam sinais de cansaço e tensão.

Isso porque, segundo o estudo, as pessoas se sentem (ou tendem a se sentir) pressionadas a sustentar uma postura de um profissional engajado diante de uma câmera. Outras situações que podem ocorrer durante as videochamadas, como tirar as crianças da sala e ou ter que administrar tarefas profissionais, domésticas e familiares ao mesmo tempo, podem gerar um desgaste psicológico e até mesmo levar à queda de produtividade. Por outro lado, os que participavam das reuniões com a câmera desligada mostravam um melhor desempenho nas atividades e na comunicação.

De acordo com a professora e autora do estudo conduzido pela Universidade do Arizona (Estados Unidos), Allison Gabriel, mulheres e funcionários recém-contratados tendem a sofrer mais com a pressão das câmeras ligadas. “As mulheres muitas vezes sentem uma pressão para serem perfeitas sem esforço ou têm maior probabilidade de interrupções no cuidado dos filhos. Já os funcionários mais novos imaginam que devem participar mais para mostrar produtividade”, afirma a cientista.

Link para o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.