American Thoracic Society se opõe ao uso de ivermectina contra a COVID-19
Em nota publicada na última sexta-feira (01), a American Thoracic Society (ATS) se posicionou contra o uso da ivermectina para a prevenção e tratamento da COVID-19 fora de ensaios clínicos. A instituição também se opôs aos tribunais e esforços legais que obriguem os médicos a oferecerem tratamentos sem comprovação científica tanto para a doença causada pelo SARS-CoV-2 quanto para outras condições de saúde.
“Como presidente da American Thoracic Society, eu e todos os líderes da ATS estamos muito preocupados com a automedicação do paciente com ivermectina para prevenir ou tratar COVID-19. Até que o valor terapêutico da ivermectina para a COVID-19 seja demonstrado por meio de ensaios clínicos rigorosamente conduzidos, a liderança do ATS se opõe fortemente ao seu uso para prevenir ou tratar a doença fora de um ambiente de ensaio clínico”, afirma Lynn Schnapp, presidente da instituição. A publicação se deu após recente decisão judicial que supostamente obrigava médicos a prescreverem a ivermectina aos pacientes hospitalizados com a COVID-19; no entanto, a decisão inicial foi anulada por outra instância.
Além disso, a ATS citou um comunicado da Merck, responsável pela produção do medicamento. Nele, a farmacêutica afirma que ainda não há estudos conclusivos ou que ofereçam dados sobre a segurança do medicamento para o tratamento da COVID-19. “Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora”, diz a empresa.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.