Dot.lib

Estudo longitudinal com mais de 8.000 crianças sugere que o uso de redes sociais é responsável pelo aumento do déficit de atenção. (imagem: Drazen Zigic / iStock) Estudo longitudinal com mais de 8.000 crianças sugere que o uso de redes sociais é responsável pelo aumento do déficit de atenção. (imagem: Drazen Zigic / iStock)
American Academy of Pediatrics: A Relação Causal entre Redes Sociais e Sintomas de TDAH
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 27/01/2026
  • AAP, Desenvolvimento infantil, Dot.Lib, Pediatria, Redes Sociais, TDAH, Videogames

A prevalência de diagnósticos de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade) tem aumentado significativamente, levantando suspeitas sobre fatores ambientais, especialmente o tempo de tela. No entanto, os resultados científicos até agora eram mistos. Um novo estudo longitudinal, publicado no periódico Pediatrics Open Science, de nossa parceira American Academy of Pediatrics, trouxe clareza ao diferenciar tipos de mídia digital e considerar a genética das crianças.

Pesquisadores acompanharam 8.324 crianças (com idade média de 9,9 anos) anualmente durante 4 anos, como parte do estudo Adolescent Brain Cognitive Development (ABCD). Eles analisaram o uso de redes sociais, videogames e televisão, cruzando esses dados com um "escore de risco poligênico" para TDAH.

A Descoberta Principal: O Tipo de Tela Importa

O estudo chegou a uma conclusão surpreendente para muitos pais:

  • Redes Sociais: O uso médio foi associado a um aumento nos sintomas de desatenção ao longo do tempo.

  • Videogames e TV: Não foram encontradas associações entre jogar videogames ou assistir televisão e o aumento de sintomas relacionados ao TDAH.

Genética vs. Ambiente

É sabido que o TDAH é altamente hereditário. O estudo confirmou que crianças com maior predisposição genética tendem a usar mais mídias digitais. No entanto, a associação negativa das redes sociais ocorreu independentemente do risco genético, sexo ou medicação. Ou seja, as redes sociais afetaram a atenção tanto de crianças geneticamente predispostas quanto daquelas sem risco genético.

Por que as Redes Sociais?

Os autores sugerem que o mecanismo pode estar na natureza da interação. As redes sociais envolvem notificações constantes e fragmentação da atenção, o que pode treinar o cérebro para a distraibilidade. Em contraste, videogames muitas vezes exigem atenção sustentada e foco para atingir objetivos, o que pode explicar por que não mostraram o mesmo efeito negativo.

O estudo conclui que, embora o efeito individual seja pequeno, em nível populacional, o uso crescente de redes sociais pode estar contribuindo para o aumento na incidência de diagnósticos de TDAH.

Para entender os detalhes estatísticos e as implicações para a saúde pública, recomendamos a leitura do artigo original.

Sobre a American Academy of Pediatrics (AAP)

A American Academy of Pediatrics (AAP) é uma organização profissional formada por milhares de pediatras e cirurgiões pediátricos que têm por missão garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de bebês, crianças, adolescentes e jovens. Mantém um dos maiores programas de publicações na área da pediatria em todo o mundo. 

Se você deseja conhecer melhor as publicações da American Academy of Pediatrics (AAP) para a sua instituição, entre em contato pelo info@dotlib.com ou preencha nosso formulário. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.