Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Acompanhe a epidemia do novo Coronavírus com o melhor do conteúdo científico
  • Artigo
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 06/02/2020
  • coronavírus, NEJM, JAMA Network
*Este artigo foi atualizado em 12/02/2020.

O Coronavírus foi identificado pela primeira vez na década de 1960 e suas mutações são responsáveis por uma série de crises e epidemias em várias partes do mundo. Uma delas foi a crise do SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), entre 2002 e 2003, na China, que registrou uma taxa de letalidade de mais de 34%.

Em 2020, uma nova crise causada por outra forma do Coronavírus (COVID-19) surgiu – causando espanto e preocupação em autoridades, população e na comunidade científica ao redor do mundo. Por isso, crescem os esforços conjuntos para que a comunidade científica dê uma resposta à sociedade sobre a real gravidade da crise e o empenho para contenção do surto.

No entanto, em meio a grande epidemia que já atingiu 4 continentes, se atualizar e se manter bem informado pode se tornar um desafio. Pensando nisso, a DotLib traz um guia com os principais materiais fornecidos pelas maiores editoras, com os últimos estudos e informações sobre o Coronavírus.

Confira abaixo a lista e se mantenha atualizado sobre o Coronavírus (COVID-19), seus riscos e como a comunidade científica trabalha para solucionar a epidemia que se alastra pelo mundo.

BMJ 

Conheça os principais recursos desenvolvidos pela editora BMJ para compartilhar conteúdos e descobertas relevantes de forma rápida e com qualidade sobre a crise do novo coronavírus.

• O The BMJ possui uma página exclusiva, chamada “Coronavirus: Latest news and resources” (Coronavírus: Últimas notícias e recursos), para apresentar a cobertura da BMJ do novo surto. Nesta seção, você vai encontrar as informações mais recentes sobre o coronavírus, recursos com recomendações de prevenção, além de artigos científicos atualizados. Encontre também uma linha do tempo do surto do COVID-19 e muito mais.   

• A BMJ Best Practice – ferramenta de apoio à decisão clínica do BMJ traz uma visão geral sobre o COVID-19 (antigo 2019-nCov) com o artigo Overview of novel coronavirus (2019-nCoV)”. 

• No BMJ Learning está disponível módulos de aprendizado interativos e com revisão por pares do BMJ.

The New England Journal of Medicine (NEJM)

O The New England Journal of Medicine possui uma coleção de artigos, ferramentas e recursos informativos sobre a pandemia do novo tipo de coronavírus (COVID-19) e ocorrências anteriores causadas por outras formas do vírus.

Dentre os assuntos abordados pela NEJM sobre a pandemia do novo coronavírus, estão:

• Como é realizada a análise epidemiológica dos primeiros casos de transmissão pelo vírus e sua dinâmica de transmissão antecipada;

• Artigos sobre o primeiro caso confirmado da doença nos EUA, incluindo informações como seu diagnóstico, aplicação clínica e que tem sido feito para tratá-la;

• Análise sobre o primeiro caso de transmissão do vírus de maneira assintomática e pré-sintomática, nos Estados Unidos e na Alemanha. Ambos sendo retratados de maneira descritiva e específica, no que diz respeito à sua forma de contágio;

• Apanhado dos primeiros relatórios realizados sobre o coronavírus de 2019, reunindo características clínicas e epidemiológicas de seu surto e sua progressão;

• Avaliação de impacto, relacionando com os tipos anteriores da doença (MERS e SARS) e comparando as características de patogenicidade e transmissibilidade existentes entre eles.

Clique em 2019 Novel Coronavirus (2019-nCoV) para ter acesso a relatórios clínicos, diretrizes de gerenciamento e comentários. O The New England Journal of Medicine entrega conteúdos selecionados, com o objetivo de oferecer as melhores informações possíveis de maneira altamente acelerada, para orientar o atendimento aos pacientes. 

JAMA Network

Diante do surto do novo coronavírus (COVID-19) que tem espalhado o medo em nível mundial, o JAMA Network criou o Coronavirus Resource Center. No portal, estão disponíveis conteúdos em vídeo, podcast e artigos científicos com as atualizações sobre diagnóstico e tratamento do novo vírus. Veja abaixo alguns recursos disponibilizados:

• Entrevista em áudio e vídeo com o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas do National Institues of Health (NIH) e autor do viewpoint “Coronavírus Infections - More Than Just the Common Cold  (Coronavírus - mais do que apenas o resfriado comum). Na conversa, conduzida por Howard Bauchner, editor-chefe do JAMA, Fauci explanou seu artigo científico, que abrange a biologia do vírus, descreve sobre as semelhanças e diferenças do COVID-19 e as infecções por SARS e MERS. Além de abordar sobre os status dos medicamentos e o desenvolvimento de vacinas para o COVID-19.  

• Artigos científicos publicados no JAMA sobre o novo coronavírus abrangem: novas tecnologias com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vacinas para doenças virais de emergências, a origem do novo coronavírus de Wuhan, conteúdos específicos para médicos, preparação global para emergências de saúde e muito mais. Separamos três artigos para você começar à sua leitura:

1 - The Novel Coronavirus Originating in Wuhan, China: Challenges for Global Health Governance (O novo coronavírus originário de Wuhan, China, desafia a governança global da saúde)

2 - 2019 Novel Coronavirus—Important Information for Clinicians (Novo coronavírus de 2019 - informações importantes para os médicos)

3 - Coronavirus Outbreak—an Evolving Global Health Emergency (Surto de coronavírus - uma emergência de saúde global em evolução)

• Artigos científicos sobre os surtos anteriores: MERS-CoV e SARS. 

• Orientações do Centers of Disease Control and Prevention (CDC) – site que publica os conteúdos mais recentes sobre doenças infecciosas. Neste tópico, constam resumos com informações que médicos e pacientes precisam saber sobre o COVID-19. 

Acesse o Coronavirus Resource Center e acompanhe agora mesmo as informações mais atualizadas sobre a crise do novo coronavírus.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.