Dot.lib

Disfunções domésticas e maus-tratos infantis estão entre as adversidades que podem gerar problemas físicos e mentais, além de queda no desempenho escolar (imagem: Canva). Disfunções domésticas e maus-tratos infantis estão entre as adversidades que podem gerar problemas físicos e mentais, além de queda no desempenho escolar (imagem: Canva).
AAP: depressão pós-parto do pai duplica risco de experiências adversas do filho antes dos 5 anos
  • Notícia
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 14/11/2023
  • American Academy of Pediatrics, Depressão pós-parto, DotLib, Filhos, Pais, Pediatria

Um estudo apresentado na última Conferência e Exposição Nacional da American Academy of Pediatrics (AAP) mostrou que a depressão pós-parto também afeta o pai e, consequentemente, o modo como trata e educa seu filho. A condição advinda do lado paternal pode duplicar o risco de experiências adversas na criança — como disfunções domésticas e maus-tratos infantis — provocando problemas físicos e mentais antes dos 5 anos de vida, além de queda no desempenho escolar. A professora da Escola de Medicina da Universidade Rutgers (Estados Unidos) e autora do estudo, Kristine Schmitz avaliou 1.933 duplas compostas por pai e filho.

Em 75% dos casos, mães e pais não estavam casados ou moravam juntos. O estudo considerou como disfunções domésticas a ausência do pai, a depressão materna, o uso de substâncias, o encarceramento e a violência contra o cuidador. Já entre os tipos de maus-tratos infantis foram considerados os físicos, os psicológicos, os sexuais e a negligência. Os resultados mostraram que 9% dos pais apresentaram depressão após o nascimento do filho e que 70% das crianças experimentaram pelo menos uma das experiências adversas citadas anteriormente.

O perfil dos pais que apresentaram a condição psicológica era composto por 48% de negros não-hispânicos, 64% com formação no ensino médio ou em graus menores e 50% dos partos foram pagos por meio de assistência governamental de saúde para pessoas de baixa-renda. “A depressão paterna é subdiagnosticada e os pediatras estão em uma posição única para vincular os pais a apoios apropriados que podem beneficiar a si mesmos e às suas famílias”, explicou Schmitz. A pesquisadora também afirmou que os pais devem ser examinados para a depressão e receber o tratamento adequado a fim de reduzir o risco de adversidades que os seus filhos poderão enfrentar mais tarde.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.