Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
A origem da farmácia clínica no Brasil
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde
  • 12/11/2019
  • farmácia clínica, documentário, origem


A farmácia clínica é o trabalho desenvolvido pelo farmacêutico com o objetivo de fornecer orientação sobre o uso de medicamentos, quando existe o contato direto ou não com o paciente. As atribuições dessa especialização estão definidas na resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013. Manter a qualidade de vida do paciente, garantir o uso correto do medicamento e utilizar a substância mais adequada para cada usuário são algumas das atividades desse profissional.

Mas você sabe como surgiu o termo “Farmácia Clínica”?

No final da Segunda Guerra Mundial iniciou-se o processo da chamada farmácia clínica moderna com a criação de vários medicamentos e a inserção de uma tecnologia farmacêutica de produção em larga escala. Diante desse cenário os cursos de Farmácia tiveram que redesenhar a grade curricular, principalmente nos Estados Unidos. O foco da profissão começa a mudar e deixar de ser apenas a manipulação de fármacos para fornecer assistência aos usuários.

O termo “Farmácia Clínica” conquistou popularidade na segunda metade da década de 1960 e a prática começou no ambiente hospitalar, pois é o local ocorre o contato direto com o paciente. Essa preocupação surgiu devido o uso desordenado da talidomida e as suas consequências na época. Outras ciências como farmacoepidemiologia  e a farmacovigilância começaram a surgir também para a segurança dos pacientes.

E como esse processo se iniciou no Brasil? 

Para conhecer melhor como surgiu a farmácia clínica aqui no país, assista ao documentário “Origem da farmácia clínica no Brasil”. A produção, realizada pela Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica de Farmácia (CFF) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), retrata a história do primeiro serviço farmacêutico da farmácia clínica e do primeiro centro de informação sobre medicamentos (CIM) do país, implantado no antigo Hospital das Clínicas da UFRN, atual Hospital Universitário Onofre Lopes, pelo farmacêutico e professor Tarcísio José Palhano.

Confira o documentário completo “Origem da farmácia clínica no Brasil”:  

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.