A origem da farmácia clínica no Brasil
A farmácia clínica é o trabalho desenvolvido pelo farmacêutico com o objetivo de fornecer orientação sobre o uso de medicamentos, quando existe o contato direto ou não com o paciente. As atribuições dessa especialização estão definidas na resolução nº 585 de 29 de agosto de 2013. Manter a qualidade de vida do paciente, garantir o uso correto do medicamento e utilizar a substância mais adequada para cada usuário são algumas das atividades desse profissional.
Mas você sabe como surgiu o termo “Farmácia Clínica”?
No final da Segunda Guerra Mundial iniciou-se o processo da chamada farmácia clínica moderna com a criação de vários medicamentos e a inserção de uma tecnologia farmacêutica de produção em larga escala. Diante desse cenário os cursos de Farmácia tiveram que redesenhar a grade curricular, principalmente nos Estados Unidos. O foco da profissão começa a mudar e deixar de ser apenas a manipulação de fármacos para fornecer assistência aos usuários.
O termo “Farmácia Clínica” conquistou popularidade na segunda metade da década de 1960 e a prática começou no ambiente hospitalar, pois é o local ocorre o contato direto com o paciente. Essa preocupação surgiu devido o uso desordenado da talidomida e as suas consequências na época. Outras ciências como farmacoepidemiologia e a farmacovigilância começaram a surgir também para a segurança dos pacientes.
E como esse processo se iniciou no Brasil?
Para conhecer melhor como surgiu a farmácia clínica aqui no país, assista ao documentário “Origem da farmácia clínica no Brasil”. A produção, realizada pela Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica de Farmácia (CFF) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), retrata a história do primeiro serviço farmacêutico da farmácia clínica e do primeiro centro de informação sobre medicamentos (CIM) do país, implantado no antigo Hospital das Clínicas da UFRN, atual Hospital Universitário Onofre Lopes, pelo farmacêutico e professor Tarcísio José Palhano.
Confira o documentário completo “Origem da farmácia clínica no Brasil”:
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.