Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
6 dicas para pesquisas mais eficientes no Google
  • Artigo
  • 14/10/2020
  • Google, pesquisas, otimizar

A busca por conteúdos de qualidades e confiáveis na internet se tornou uma tarefa desafiadora. A simples ação de inserir um termo ou uma sentença em um motor de busca sem nenhum tipo de estratégia retorna diversos links e muitas páginas para serem analisadas. O resultado disso são informações de procedência duvidosa e muito tempo gasto.

Atualmente, o Google é o motor de busca mais utilizado. Através dele é possível fazer pesquisas na internet sobre qualquer tipo de assunto ou conteúdo e a sua missão é tornar essas informações acessíveis para todos. No entanto, como otimizar as buscas e torná-las mais eficientes? É possível usar operadores ou palavras para retornar resultados mais específicos e precisos.

Neste artigo, separamos 6 dicas valiosas para ajudar profissionais e estudantes de diversas áreas de conhecimento a ampliar ou limitar uma busca, além de otimizar suas pesquisas no Google. Assim, através desses recursos, aproveitar ao máximo que a ferramenta tem para oferecer em termos de busca na web. 

1 - Pesquisar por um termo ou uma sentença exata  

Ao fazer uma pesquisa na internet sem nenhum tipo de operador restritivo, o Google irá apresentar resultados relacionados com a expressão digitada de forma mais genérica. Um dos fatores que pode afetar o que será exibido é que alguns conectivos são ignorados por ele, como: o, a, que, de, em, como, onde, sobre etc.

Por isso, para realizar buscas mais eficientes para um termo ou frase específica é necessário  inserir a expressão entre “aspas”. Dessa forma, os resultados apresentados serão mais precisos e exatamente conforme a expressão que está agrupada entre as aspas.

Exemplo: “termo ou expressão” / “bases de dados” 



Serão exibidos resultados com as páginas que tenham exatamente a expressão “bases de dados”.

2 - Buscar por um termo dentro de um site

Talvez você já conheça um site de referência com o conteúdo do seu interesse e queira otimizar a sua busca. Para te ajudar nesta tarefa, o Google oferece uma alternativa: o operador “site:”. A partir  desse recurso o motor de busca mostrará apenas as páginas relacionadas a palavra-chave inserida dentro do site especificado. Vale lembrar que para o operador funcionar corretamente é importante não inserir espaços entre site:” e o domínio

Exemplo: "site:termo” / site:dotlib.com biblioteconomia


Este comando também é utilizado para fazer buscas em sites que não disponibilizam uma ferramenta de busca interna. Para pesquisar dentro de um site específico, basta inserir o termo desejado seguido de “site:” e do domínio.

3 - Excluir um termo na pesquisa

A exclusão de um termo pode ser fundamental para uma pesquisa. Neste caso, para excluir um termo de uma busca, basta inserir o sinal de menos  “-” antes da palavra que deseja deixar de fora. Dessa forma, o motor de busca irá apresentar apenas os conteúdos relacionados aos termos que estão antes do operador e excluir os que forem inseridos depois.

Exemplo: "termo -termo" / farmácia -clínica

O motor de busca irá mostrar os resultados das páginas que tenham a palavra “farmácia”, porém remover todos com o termo “clínica”.

4 -  Buscar pelo tipo de arquivo  

A possibilidade de refinar uma busca ajuda a otimizar o seu tempo de pesquisa. O Google fornece mais um comando para o usuário buscar por tipos de arquivos específicos, como ppt, pdf, xls, doc. Para usar essa dica, basta inserir o comando “filetype”, em seguida, a extensão do arquivo que deseja (as três letras abreviadas). Essa forma de pesquisa é útil para encontrar artigos em pdf, modelos de planilhas e apresentações.

Exemplos: filetype:pdf, filetype:docx, filetype:txt, filetype:pptx e diversos outros.



A procura será pela palavra
artigo em arquivos com extensão PDF.

5 -  Pesquisar um termo ou outro 

Às vezes, a sua busca não é necessariamente sobre um determinado item. Se você procura por uma coisa ou outra, você pode utilizar o operador “OR” (em inglês, o operador significa ou), em maiúsculo, entre os termos que pretende procurar. Utilizando esse comando, os resultados exibidos incluirão algumas das palavras que foram inseridas. 

Exemplo: "termo OR termo" / artigos científicos OR bases de dados em saúde

As páginas exibidas apresentarão a sentença “artigo científico” ou bases de dados em saúde.

6 -  Procurar por páginas que tenham a (s) palavra (s) no título

Caso você tenha interesse em pesquisar por palavras específicas que estejam no título de uma publicação, basta usar o comando intitleantes da sentença que você precisa. Este comando apresenta links com o termo de seu interesse incluído no título de trabalho. Lembrando, que os resultados exibidos não necessariamente apresentarão a expressão exata inserida. Dessa forma é possível realizar a combinação de outros comandos para uma busca mais precisa.

Exemplo: "intitle:termo ou expressão" / intitle:artigos científicos 

O Google irá retornar com links que tenham “artigo” e/ou “científicos” no título da página.

Aproveite essas dicas e comece a colocá-las em prática nas suas próximas pesquisas no Google. Leia também o artigo “Operadores booleanos: técnica chave para obter os melhores resultados de pesquisa”. 

 

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.