Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 vantagens dos livros digitais para atualização profissional
  • Artigo
  • 16/10/2020
  • livros digitais, e-books

Atualmente, com o aumento do acesso à internet, o livro digital é uma das inovações tecnológicas que a cada ano tem conquistado mais adeptos. Conhecido também como e-book, ele é definido com qualquer conteúdo que pode ser acessado em equipamentos eletrônicos como computadores, tablets, leitores de livros digitais e até mesmo a partir de celulares. Além de diversos formatos como pdf, ePub, entre outros.

No entanto, uma questão abordada entre aqueles que estão sempre em busca de novos conhecimentos e de uma boa leitura é: “Os livros no formato digital são melhores que os físicos?”. A resposta para essa pergunta pode depender do perfil de cada leitor e conhecer os benefícios dos livros on-line pode ajudar diante desse impasse. 

Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens de optar pelo uso dos livros digitais no processo de formação dos estudantes e na capacitação profissional. Veja a seguir: 

1 - Armazenamento econômico 

Para quem deseja economizar espaço, os livros digitais são uma boa opção. Com eles, a necessidade de encontrar um local para armazenar esse tipo de livro deixa de ser uma preocupação, uma vez que eles são disponibilizados por meio de aparelhos eletrônicos. 

O uso de livros neste formato permite, ainda, que você possua  várias versões digitais as atualizações do livro original com acesso de maneira prática e rápida sem precisar ficar organizando pilhas de livros físicos em uma estante.  

2 - Praticidade

Para os profissionais que têm uma rotina agitada, como os médicos e enfermeiros que enfrentam longas jornadas de trabalho , o livro neste formato pode ser uma boa opção para atualização continuada. Eles permitem que esses profissionais,  no intervalo de uma jornada e outra, tenham acesso aos conteúdos do seu interesse na palma da mão. 

A partir de dispositivos móveis é possível realizar a leitura sem a necessidade de carregar vários livros pesados. Logo, a praticidade de acesso a esse tipo de conteúdo em qualquer hora e lugar facilita bastante o processo de ampliação de conhecimentos na carreira.

3 - Durabilidade Infinita

Você já emprestou um livro para algum amigo e nunca mais recebeu ele de volta? Ou esqueceu em algum lugar e não faz ideia de onde colocou? Provavelmente, isso já aconteceu com muitas pessoas. No caso dos livros digitais, como eles são baixados para diversos dispositivos eletrônicos, não ocorre essa preocupação em perder ou esquecer com alguém. Eles possuem uma durabilidade infinita e estarão sempre disponíveis ao leitor prontos para serem consumidos. 

4 - Mais facilidade para encontrar e rapidez na entrega

Buscar por um livro (físico) pode não ser uma tarefa tão fácil, às vezes é necessário percorrer várias livrarias e aguardar que alguma tenha em estoque. Embora seja possível realizar esta  compra também pela internet, o leitor esbarra com outro obstáculo: o prazo de entrega que pode ser rápido ou demorar semanas.

Neste quesito, os livros digitais levam vantagem. Para comprar um e-book, basta um dispositivo com acesso a internet e na comodidade do seu lar efetuar a compra. Com apenas um clique no botão comprar, o conteúdo já fica disponível para ser consumido imediatamente. 

5 - Mais ecológico

Ecologia é definido como a especialidade da biologia que estuda as interações estabelecidas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente em que vivem. Diante desta questão, os livros on-line são mais ecológicos do que os convencionais, pois no seu processo de produção não há consumo de papel. 

Para cada cópia de um livro físico produzido, há um gasto significativo na fabricação e, consequentemente, um desgaste que afeta ainda mais o meio ambiente. Com os e-books, este impacto praticamente não existe. 

Onde encontrar e-books confiáveis e de qualidade?

Agora que você já conhece algumas vantagens do uso dos e-books, inicie a sua trajetória neste novo universo de leitura. Mas onde buscar por e-books confiáveis e de qualidade? Na Dot.Lib você encontra um amplo catálogo de títulos individuais ou de coleções publicados por importantes editoras nacionais e internacionais.

Esses conteúdos abrangem várias áreas de conhecimento Ciências da Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Engenharia, entre outras e níveis na forma de livros-texto, clássicos, obras de referência, séries e manuais. Ficou interessado em conhecer mais sobre algum serviço, clique aqui.  

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.