Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
5 sites oficiais de dados sobre a pandemia de COVID-19
  • Artigo
  • Ciências da Saúde, COVID-19
  • 27/05/2020
  • coronavírus, covid-19, centros de controle de doenças

As chamadas fake news ou notícias falsas estão cada vez mais difundidas para a preocupação daqueles comprometidos com dados confiáveis e estudos clínicos. Durante a pandemia não está sendo diferente, por esse motivo o site do Ministério da Saúde exibe uma seção dedicada a esclarecer sobre os conteúdos falsos que possam prejudicar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

Entende-se que o  combate à desinformação é construído a partir do acesso a conteúdos de fontes confiáveis e de qualidade. Para ajudar com essa questão, separamos 5 sites de organizações oficiais e reconhecidas no mundo que disponibilizam dados e diversos recursos atualizados sobre o coronavírus e a doença causada por ele. Veja a relação abaixo:

1 - Coronavirus disease 2019

A Organização Mundial de Saúde (em inglês, World Health Organization - WHO) é referência da área para quaisquer eventos relacionados a saúde pública. A entidade foi criada em 7 de abril de 1948 e é subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). Diante da pandemia atual, o seu site tem uma seção dedicada exclusivamente a divulgar informações atualizadas sobre a COVID-19, com orientações para pesquisadores, autoridades, profissionais da área da saúde e a população.

Lá você encontra ainda, um tópico com perguntas e respostas sobre a doença e temas relacionados à saúde, os relatórios diários sobre a situação da pandemia no mundo, um banco de dados com as pesquisas globais que abrangem o assunto que é atualizada diariamente (segunda a sexta), um plano estratégico de preparação  para desenvolver planos operacionais nacionais e regionais específicos do contexto, um mapa interativo com os números de infectados pela doença e de óbitos, cursos on-line para profissionais de saúde, entre outros recursos.  

2 - Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doença

O China CDC Weekly é o meio de comunicação oficial do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doença. O site divulga informações profissionais autorizadas sobre a saúde da população nacional, prevenção e controle de doenças e fatores de risco, dados de investigação e importantes relatórios de investigação de eventos de saúde pública. 

3 - Centros de Controle e Prevenção de Doenças

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é a principal organização de serviços baseada em ciência e orientada por dados dos Estados Unidos da América. O CDC fornece considerações de saúde e ferramentas para operar durante o COVID-19. Além de disponibilizar o número de casos, hospitalizações e óbitos atualizados; orientações de segurança e suporte aos trabalhadores de diversas áreas na atuação durante a pandemia; diretrizes de limpeza e desinfecção; as ações do organização de combate ao vírus e outros recursos.

4 - Center for health Security 

O Johns Hopkins Center for Health Security foca suas pesquisas na melhoria de organizações, sistemas e ferramentas para prevenir e responder a surtos e outras crises de saúde pública nos Estados Unidos da América. No site, é possível consultar novas abordagens políticas, práticas, avanços científicos e inovações que contribuem em meio ao aumento global de casos do surto do novo coronavírus.

5 - Observatório Covid-19 - Fundação Oswaldo Cruz

O Observatório Covid-19 Fiocruz desenvolve análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por COVID-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira. 

O site disponibiliza conteúdos que abrangem: os cenários epidemiológicos, medidas de controle e organização dos serviços e sistemas de saúde; orientações de segurança do paciente e saúde do trabalhador e os impactos sociais da pandemia.

O Observatório é desenvolvido em modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já produzidos nos diversos laboratórios - grupos de pesquisas e setores da Fiocruz - desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais de enfrentamento da pandemia.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.