5 sites oficiais de dados sobre a pandemia de COVID-19
As chamadas fake news ou notícias falsas estão cada vez mais difundidas para a preocupação daqueles comprometidos com dados confiáveis e estudos clínicos. Durante a pandemia não está sendo diferente, por esse motivo o site do Ministério da Saúde exibe uma seção dedicada a esclarecer sobre os conteúdos falsos que possam prejudicar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.
Entende-se que o combate à desinformação é construído a partir do acesso a conteúdos de fontes confiáveis e de qualidade. Para ajudar com essa questão, separamos 5 sites de organizações oficiais e reconhecidas no mundo que disponibilizam dados e diversos recursos atualizados sobre o coronavírus e a doença causada por ele. Veja a relação abaixo:
1 - Coronavirus disease 2019
A Organização Mundial de Saúde (em inglês, World Health Organization - WHO) é referência da área para quaisquer eventos relacionados a saúde pública. A entidade foi criada em 7 de abril de 1948 e é subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). Diante da pandemia atual, o seu site tem uma seção dedicada exclusivamente a divulgar informações atualizadas sobre a COVID-19, com orientações para pesquisadores, autoridades, profissionais da área da saúde e a população.
Lá você encontra ainda, um tópico com perguntas e respostas sobre a doença e temas relacionados à saúde, os relatórios diários sobre a situação da pandemia no mundo, um banco de dados com as pesquisas globais que abrangem o assunto que é atualizada diariamente (segunda a sexta), um plano estratégico de preparação para desenvolver planos operacionais nacionais e regionais específicos do contexto, um mapa interativo com os números de infectados pela doença e de óbitos, cursos on-line para profissionais de saúde, entre outros recursos.
2 - Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doença
O China CDC Weekly é o meio de comunicação oficial do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doença. O site divulga informações profissionais autorizadas sobre a saúde da população nacional, prevenção e controle de doenças e fatores de risco, dados de investigação e importantes relatórios de investigação de eventos de saúde pública.
3 - Centros de Controle e Prevenção de Doenças
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) é a principal organização de serviços baseada em ciência e orientada por dados dos Estados Unidos da América. O CDC fornece considerações de saúde e ferramentas para operar durante o COVID-19. Além de disponibilizar o número de casos, hospitalizações e óbitos atualizados; orientações de segurança e suporte aos trabalhadores de diversas áreas na atuação durante a pandemia; diretrizes de limpeza e desinfecção; as ações do organização de combate ao vírus e outros recursos.
4 - Center for health Security
O Johns Hopkins Center for Health Security foca suas pesquisas na melhoria de organizações, sistemas e ferramentas para prevenir e responder a surtos e outras crises de saúde pública nos Estados Unidos da América. No site, é possível consultar novas abordagens políticas, práticas, avanços científicos e inovações que contribuem em meio ao aumento global de casos do surto do novo coronavírus.
5 - Observatório Covid-19 - Fundação Oswaldo Cruz
O Observatório Covid-19 Fiocruz desenvolve análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por COVID-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.
O site disponibiliza conteúdos que abrangem: os cenários epidemiológicos, medidas de controle e organização dos serviços e sistemas de saúde; orientações de segurança do paciente e saúde do trabalhador e os impactos sociais da pandemia.
O Observatório é desenvolvido em modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já produzidos nos diversos laboratórios - grupos de pesquisas e setores da Fiocruz - desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais de enfrentamento da pandemia.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.