4 principais bibliotecas on-line e gratuitas na área da saúde
Com a evolução do mundo digital e sua presença cada vez mais necessária no cotidiano da população, instituições científicas iniciaram um processo de renovação: transformar seu acervo de conteúdo físico em bibliotecas digitais. Esse movimento se iniciou a partir da necessidade das instituições públicas e privadas de se adaptarem ao mundo moderno, que requer acesso a informações de qualidade e de forma rápida.
Diante desse cenário, diversas plataformas gratuitas foram criadas para atender a demanda do usuário moderno. Isso refletiu também na evolução das bibliotecas convencionais — focadas na preservação de seus materiais e no acesso restrito ao material físico — a adotarem um sistema catalogado e automatizado. Além disso, com os acervos disponíveis para um público maior, em nível nacional e internacional, viabilizando o cruzamento de informações com outras bases de dados.
No entanto, nem todas essas bibliotecas que migraram para o formato on-line têm seu acesso disponível gratuitamente Algumas universidades têm o seu conteúdo científico restrito apenas para o corpo docente e discente da instituição. Outras, requerem assinatura da plataforma digital, mediante pagamento, para que o acesso seja autorizado. Pensando nisso, separamos 4 bibliotecas on-line totalmente gratuitas para facilitar o trabalho de pesquisa científica que abrangem a área de saúde. São elas:
1- Rede Bibliosus
A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede Bibliosus) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca consolidar a participação de instituições constituintes do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu o objetivo é expandir de forma democrática a disseminação e acesso a informações relacionadas ao campo da saúde.
Assim como, visa a troca de informações e melhorias na tomada de decisões no que diz respeito às políticas públicas em saúde que melhor atendam a população. As bibliotecas que integram a Rede recebem publicações institucionais e firmam um compromisso em divulgar conteúdos referentes às inovações e cuidados na saúde, com acesso igualitário e democrático para todas. Dessa forma, a troca de experiências se torna mais fácil, visando gerar maior qualidade das atividades e melhorando o desempenho dos profissionais.
2- Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)
O portal, que faz parte de uma iniciativa cooperação entre Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Organização Mundial da Saúde (OMS), é voltado para o compartilhamento de coleções e serviços da ciência da saúde entre bibliotecas on-line.
O principal objetivo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é promover o fortalecimento na troca de informações e inovações da área da saúde, para democratizar o acesso desses materiais na Região AL&C (América Latina e Caribe) O portal é traduzido para três idiomas (português, inglês e espanhol) e dividido de forma descentralizada. Isto é, por meio de nacionalidades e de acordo com as instituições de ensino e pesquisa presentes em cada um dos países cobertos pela iniciativa.
3- Biblioteca Virtual em Saúde (Português)
A biblioteca Virtual em Saúde (BVS) apresenta também sua versão em português, destinada aos 8 países que falam a língua, sendo eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Através dela são difundidas e realizadas cooperações para o desenvolvimento dos recursos humanos para a saúde de cada país, melhorando a capacitação de profissionais da área, além de estimular a ampliação da BVS.
Toda a coleção de informações é formada por produções locais de conhecimento de cada país, com o objetivo de dar visibilidade a materiais de pesquisa que fortaleçam a colaboração entre esses países e possibilitem a disseminação de conhecimentos da área da saúde, a partir do modelo Biblioteca Azul, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde.
4- Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações
A BDTD é uma base de dados destinada para produções científicas brasileiras e foi desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A biblioteca on-line realiza a integração de conteúdos de instituições de pesquisa e de ensino, cobrindo todo o território brasileiro, estimulando que autores submetam seus artigos em plataformas digitais.
Sua proposta é difundir e publicar os materiais de ciência e tecnologia, em território nacional e internacional. Por isso, a BDTD possui parcerias firmadas com as instituições brasileiras para que pesquisadores do mundo inteiro possam acessar e realizar downloads desses materiais. Desta forma, é potencializada a disseminação e visibilidade do conteúdo científico nacional.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.