Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
4 principais bibliotecas on-line e gratuitas na área da saúde
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 19/06/2020
  • biblioteca on-line, área da saúde, plataformas digitais

Com a evolução do mundo digital e sua presença cada vez mais necessária  no cotidiano  da população, instituições científicas iniciaram um processo de renovação:  transformar seu acervo de conteúdo físico em bibliotecas digitais. Esse movimento se iniciou a partir da necessidade das instituições públicas e privadas de se adaptarem ao mundo moderno,  que requer acesso a informações de qualidade e de forma rápida.

Diante desse cenário, diversas plataformas gratuitas foram criadas para atender a demanda do usuário moderno. Isso refletiu também na evolução das bibliotecas convencionais — focadas na preservação de seus materiais e no acesso restrito ao material físico — a adotarem um sistema catalogado e automatizado. Além disso, com os acervos disponíveis para um público maior, em nível nacional e internacional, viabilizando o cruzamento de informações com outras bases de dados.

No entanto, nem todas essas bibliotecas que migraram para o formato on-line têm seu acesso disponível gratuitamente   Algumas universidades têm o seu conteúdo científico restrito apenas para o corpo docente e discente da instituição. Outras, requerem assinatura da plataforma digital, mediante pagamento, para que o acesso seja autorizado. Pensando nisso, separamos 4 bibliotecas on-line totalmente gratuitas para facilitar o trabalho de pesquisa científica que abrangem a área de saúde. São elas:

1- Rede Bibliosus



A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede Bibliosus) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca consolidar a participação de instituições constituintes do Sistema Único de Saúde (SUS). Seu o objetivo é expandir de forma democrática a disseminação e acesso a informações relacionadas ao campo da saúde. 

Assim como, visa a troca de informações e melhorias na tomada de decisões no que diz respeito às políticas públicas em saúde que melhor atendam a população. As bibliotecas que integram a Rede recebem publicações institucionais e firmam um compromisso em divulgar conteúdos referentes às inovações e cuidados na saúde, com acesso igualitário e democrático para todas. Dessa forma,  a troca de experiências se torna mais fácil, visando gerar maior qualidade das atividades e melhorando o desempenho dos profissionais.

2- Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

 

O portal, que faz parte de uma iniciativa cooperação entre Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e Organização Mundial da Saúde (OMS), é voltado para o compartilhamento de coleções e serviços da ciência da saúde entre bibliotecas on-line. 

O principal objetivo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)   é promover o fortalecimento na troca de informações e inovações da área da saúde, para democratizar o acesso desses materiais  na Região AL&C (América Latina e Caribe) O portal é traduzido para três idiomas (português, inglês e espanhol) e dividido de forma descentralizada. Isto é, por meio de nacionalidades e de acordo com as instituições de ensino e pesquisa presentes em cada um dos países cobertos pela iniciativa.

3- Biblioteca Virtual em Saúde (Português)



A biblioteca Virtual em Saúde (BVS) apresenta também sua versão em português, destinada aos 8 países que falam a língua, sendo eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Através dela são difundidas e realizadas cooperações para o desenvolvimento dos recursos humanos para a saúde de cada país, melhorando a capacitação de profissionais da área, além de estimular a ampliação da BVS.

Toda a coleção de informações é formada por produções locais de conhecimento de cada país, com o objetivo de dar visibilidade a materiais de pesquisa que fortaleçam a colaboração entre esses países e possibilitem a disseminação de conhecimentos da área da saúde, a partir do modelo Biblioteca Azul, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde.

4- Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações



A BDTD é uma base de dados destinada para produções científicas brasileiras e foi  desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A biblioteca on-line realiza a integração de conteúdos de instituições de pesquisa e de ensino, cobrindo todo o território brasileiro, estimulando que autores submetam seus artigos em plataformas digitais.

Sua proposta é difundir e publicar os materiais de ciência e tecnologia, em território nacional e internacional. Por isso, a BDTD possui parcerias firmadas com as instituições brasileiras para que pesquisadores do mundo inteiro possam acessar e realizar downloads desses materiais. Desta forma, é potencializada a disseminação e visibilidade do conteúdo científico nacional.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.