3 dicas para ter alunos motivados nas aulas de anatomia
As aulas práticas de anatomia são as mais esperadas por alunos que escolhem cursar áreas de Ciências da Saúde. O principal motivo deve-se a essa disciplina ser a base para construção de muitos conhecimentos no decorrer da vida acadêmica. Apesar dessa experiência adquirida no laboratório seja considerada um quesito muito desejado, após o início das aulas essa motivação pode mudar.
Diversos fatores podem contribuir para o desestímulo, como:
- Frustração por não conseguirem assimilar todo o conteúdo ensinado;
- Perdem-se diante do grande volume de conteúdos;
- Não possuem a melhor didática para estudar em casa;
- Desenvolvem apenas o conhecimento teórico, porém têm dificuldade com habilidade espacial.
Diante desses quesitos elencados aumentam os desafios nas aulas de anatomia que serão desenvolvidas pelos professores. Mas o principal deles é não deixar os alunos se desmotivarem. Quando a motivação está alta, há mais energia para superar os obstáculos e, consequentemente, ocorre a melhoria no rendimento da matéria.
Os estudantes engajados com as aulas facilita também a motivação. No entanto, como conquistar o engajamento verdadeiro, uma vez que abre caminhos para uma melhor absorção dos conhecimento? Para ajudar os professores nessa tarefa, separamos três sugestões para serem utilizadas durante a ministração do conteúdo. Veja:
1. A anatomia é extremamente visual
O primeiro passo para ajudar a engajar é explorar bem os recursos visuais. Diversificar nas apresentações das aulas entre artes gráficas e imagens reais das estruturas, explorar vídeos, GIFs e peças 3D são caminhos iniciais para fomentar maior interesse no aluno.
2. Tecnologia
Atualmente, a oferta de bases de dados e recursos tecnológicos dentro da área de anatomia é enorme. Essas ferramentas já despertam o interesse, pois oferecem imagens 3D, interação com a imagem e grande dinamismo. No mercado, há também bases que exploram a gamificação, exatamente com o intuito de engajar o usuário. Ressaltamos que esses recursos podem auxiliar tanto na sala de aula, quanto remotamente. Assim, os alunos podem acessar também de casa.
3. Interatividade
Por que não utilizar dinâmicas e atividades lúdicas durante a ministração das aulas? O quizz é uma excelente técnica de interação, pois funciona como um “pseudo-intervalo”, eleva os ânimos, desperta a curiosidade e competitividade. Além de continuar promovendo o aprendizado nas suas aulas de anatomia. Outra dica importante: os prêmios são sempre bem-vindos durante as dinâmicas.
Sobre a Primal Pictures
A Primal Pictures é uma das ferramentas que possibilita a criação de quizzes de anatomia personalizados, em apenas 4 passos. A atividade pode ser desenvolvida manualmente ou utilizando as estruturas pré-prontas disponíveis na base.
Ficou interessado em criar o seu quizz? Acesse gratuitamente a aula 5 do minicurso “Primal Pictures para Professores” e descubra.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.