Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
3 dicas para ter alunos motivados nas aulas de anatomia
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 12/09/2019
  • motivação, anatomia, ferramentas

As aulas práticas de anatomia são as mais esperadas por alunos que escolhem cursar áreas de Ciências da Saúde. O principal motivo deve-se a essa disciplina ser a base para construção de muitos conhecimentos no decorrer da vida acadêmica. Apesar dessa experiência adquirida no laboratório seja considerada um quesito muito desejado, após o início das aulas essa motivação pode mudar. 

Diversos fatores podem contribuir para o desestímulo, como:

- Frustração por não conseguirem assimilar todo o conteúdo ensinado;
- Perdem-se diante do grande volume de conteúdos;
- Não possuem a melhor didática para estudar em casa;
- Desenvolvem apenas o conhecimento teórico, porém têm dificuldade com habilidade espacial.

Diante desses quesitos elencados aumentam os desafios nas aulas de anatomia que serão desenvolvidas pelos professores. Mas o principal deles é não deixar os alunos se desmotivarem. Quando a motivação está alta, há mais energia para superar os obstáculos e, consequentemente, ocorre a melhoria no rendimento da matéria. 

Os estudantes engajados com as aulas facilita também a motivação. No entanto, como conquistar o engajamento verdadeiro, uma vez que abre caminhos para uma melhor absorção dos conhecimento? Para ajudar os professores nessa tarefa, separamos três sugestões para serem utilizadas durante a ministração do conteúdo. Veja:

1. A anatomia é extremamente visual

O primeiro passo para ajudar a engajar é explorar bem os recursos visuais. Diversificar nas apresentações das aulas entre artes gráficas e imagens reais das estruturas, explorar vídeos, GIFs e peças 3D são caminhos iniciais para fomentar maior interesse no aluno.

2. Tecnologia

Atualmente, a oferta de bases de dados e recursos tecnológicos dentro da área de anatomia é enorme. Essas ferramentas já despertam o interesse, pois oferecem imagens 3D, interação com a imagem e grande dinamismo. No mercado, há também bases que exploram a gamificação, exatamente com o intuito de engajar o usuário. Ressaltamos que esses recursos podem auxiliar tanto na sala de aula, quanto remotamente. Assim, os alunos podem acessar também de casa.

3. Interatividade

Por que não utilizar dinâmicas e atividades lúdicas durante a ministração das aulas? O quizz é uma excelente técnica de interação, pois funciona como um “pseudo-intervalo”, eleva os ânimos, desperta a curiosidade e competitividade. Além de continuar promovendo o aprendizado nas suas aulas de anatomia. Outra dica importante: os prêmios são sempre bem-vindos durante as dinâmicas. 

Sobre a Primal Pictures

A Primal Pictures é uma das ferramentas que possibilita a criação de quizzes de anatomia personalizados, em apenas 4 passos. A atividade pode ser desenvolvida manualmente ou utilizando as estruturas pré-prontas disponíveis na base. 

Ficou interessado em criar o seu quizz? Acesse gratuitamente a aula 5 do minicurso “Primal Pictures para Professorese descubra.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.