Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Aulas de anatomia e o grande desafio dos professores
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 12/09/2019
  • anatomia humana, ciência da saúde, professores

Estabelecer uma boa rotina de estudos nas aulas de anatomia é fundamental para os estudantes de ciências da saúde. Dominar esse assunto é um dos alicerces para a construção dos demais conhecimentos e a defasagem em anatomia pode impactar seriamente na compreensão das demais matérias. Isso ressalta a grande importância que os professores de anatomia humana exercem na vida acadêmica dos alunos. Igualmente, grandes são os desafios enfrentados por eles.

Abaixo listamos três exemplos:

1. Por vezes peças anatômicas específicas estão em falta;
2.
As condições das peças existentes não estão adequadas;
3. A dificuldade em transpor as imagens em 2D dos livros atualmente disponíveis para uma visão mais estrutural em 3D.

Mas ainda assim não se comparam a um dos principais desafios deste docente: Ensinar todo o conteúdo de forma detalhada nas horas de aula disponíveis.

Não que as horas de aula sejam necessariamente poucas, considerando que a instituição deve conciliá-las com outras matérias em uma logística que seja plausível dentro do cronograma de um curso. Porém, quando comparadas ao volume de conteúdo a ser ensinado da anatomia humana, às vezes, esses momentos em sala de aula são percebidos como insuficientes. 

Veja os relatos de alguns alunos:

Conteúdo muito vasto, muito extenso e durante as aulas não é possível assimilar tudo
(Dhiego, estudante de Educação Física)

São muitos temas novos a cada aula e pouco tempo para estudar
(Maria Eugênia, estudante de Medicina)

Seria interessante aumentar o tempo de aulas, principalmente as práticas
(Fernanda, estudante de Fisioterapia)

O fato é que o processo de ensino-aprendizado desse tema pode e deve extrapolar os momentos em sala de aula. É necessário que a metodologia de ensino contemple momentos alternativos, onde os alunos possam continuar os estudos e a absorção de conhecimento fora da sala de aula com efetividade.

Nas turmas iniciais, os alunos não sabem ao certo a melhor maneira de estudar anatomia. A absorção de conteúdos nesta fase ainda é complexa, o que pode fazer com que se sintam sobrecarregados pela grande quantidade de conteúdo.

O estudante sobrecarregado com tanta informação pode acabar frustrado e perdendo a motivação de estudar. É muito importante que os alunos não fiquem desmotivados durante o processo de aprendizado, por isso é válido receberem um direcionamento do docente para o estudo remoto. Neste caso, as bases de dados são recursos excelentes no desenvolvimento contínuo do estudante de maneira guiada.

O enriquecimento do ensino que essas ferramentas oferecem é tão grande que a Universidade de Illinois tornou a Base da Primal Pictures um recurso obrigatório durante o curso e os livros começaram a ser opcionais.

Atualmente, a base de anatomia da Primal Pictures é considerada como a mais precisa para oferecer grandes possibilidades aos professores como:

1. Criar pastas com aulas inteiras (podendo ser aproveitadas em sala de aula ou remotamente) e compartilhá-las com os alunos, incluindo quantas imagens quiser, 100% customizáveis com estruturas destacadas e texto descritivo.

2. Incorporar o recurso nas páginas de conteúdo da instituição (Fóruns, EAD), onde os alunos podem ter a experiência 3D e interação com as imagens sem sair da página da instituição: Veja um exemplo de como utilizar esse recurso. 

3. Enriquecer apresentações de Power Point com as melhores imagens 3D de alta resolução, de qualquer estrutura desejada e em qualquer eixo anatômico desejado.

4. Montar um quizz manualmente ou usar os que a ferramenta oferece. E assim deixar as aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes. 

A ferramenta digital apresenta ainda outras funcionalidades para melhor atender às necessidades de cada professor. 

Quer aprender de maneira rápida e prática como criar aulas no Primal Pictures e compartilhar com os alunos em 3 Passos?

Você pode conferir no Primal Pictures para Professores, o Minicurso 100% gratuito especificamente para docentes de anatomia, com vídeos rápidos e direto ao ponto, ensinando a utilizar o melhor desta base em suas aulas.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.