Dot.lib

Entenda como os nativos de diferentes décadas se comportam diante dos desafios do mundo e seus impactos na sociedade moderna (imagem: Canva). Entenda como os nativos de diferentes décadas se comportam diante dos desafios do mundo e seus impactos na sociedade moderna (imagem: Canva).
X, Y, Z: compreendendo as gerações e seus nomes
  • Artigo
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • 09/02/2024
  • Baby Boomers, DotLib, Enciclopédia Britannica, Gerações, Millennials, Sociologia, Zommers

Atualmente, é comum se deparar com notícias que, ao tratarem de assuntos que se referem a todo um conjunto de pessoas nascidas em uma determinada década, usem termos como gerações X, Y (ou Millennials), Z (ou Zoomers) e Baby Boomers. Essas nomenclaturas costumam aparecer em conteúdos que abordam como cada geração encara desafios atemporais, entre os quais estão: consumo, educação, economia, mercado de trabalho, meio-ambiente, saúde física e mental, segurança, entre outros.

Ainda que, por si só, este não seja um aspecto definidor de toda uma geração, o contexto social — impactado por questões locais, regionais e mundiais — no qual as pessoas nascem e são criadas, moldam seus comportamentos na vida adulta. Por sua vez, esses comportamentos moldam o mundo para as futuras gerações e, assim, sucessivamente.

Assim, por se tratar de um tema complexo e constantemente abordado, a Dot.Lib preparou este artigo, que explora desde os Baby Boomers até a Geração Z, delineando suas características distintas e os aspectos mais relevantes de cada uma. Mas antes, é necessário entender a definição de geração.

O que é geração?

Uma geração é um grupo de pessoas nascidas aproximadamente na mesma época e que compartilham experiências culturais, históricas e sociais semelhantes. Essas experiências moldam suas perspectivas, valores e comportamentos de maneiras distintas, influenciando suas vidas e contribuições para a sociedade.

Geralmente, as gerações são definidas com base em eventos históricos significativos, avanços tecnológicos e mudanças culturais que ocorrem durante o período em que essas pessoas estão crescendo e formando suas identidades. As gerações não são categorias fixas ou universalmente definidas, mas sim construções sociais que ajudam a compreender e contextualizar as diferentes dinâmicas sociais ao longo do tempo, bem como a estabelecer uma comunicação eficaz entre as diferentes faixas etárias.

A classificação por gerações é um conceito que se desenvolveu ao longo do tempo, sendo influenciado por fatores já citados acima. Embora não haja uma data exata para sua origem, pode-se traçar suas raízes até os primeiros estudos demográficos e sociológicos que começaram a observar padrões de comportamento e valores entre diferentes grupos etários.

Em seu contexto sociológico, o termo “geração”, começou a ganhar destaque no século XIX, quando sociólogos e demógrafos começaram a analisar as mudanças nas estruturas familiares, taxas de natalidade e outros aspectos sociais. No entanto, foi no século XX que a classificação por gerações se tornou mais proeminente e amplamente reconhecida.

Uma das primeiras tentativas de classificar as gerações de forma mais sistemática foi proposta pelo sociólogo austro-húngaro Karl Mannheim, na década de 1920. Mannheim introduziu o conceito de “geração de contexto”, sugerindo que as pessoas nascidas em períodos semelhantes compartilham experiências e influências culturais específicas que moldam suas visões de mundo.

É importante lembrar que os anos de início e fim das gerações e seus respectivos nomes não são bem assimilados em todas as áreas do conhecimento, ainda que sejam amplamente usados.

Tipos de gerações

Uma vez compreendida a definição de geração, vamos explorar as principais características dos Baby Boomers, das gerações X, Y (ou Millennials) e Z (ou Zoomers), além de entender como suas visões de mundo e comportamento impactam a sociedade moderna.

Baby Boomers: a era da reconstrução pós-guerra

Gerações: casal de idosos sorrindo.

Imagem: Canva.

A geração dos Baby Boomers refere-se àqueles nascidos entre 1946 e meados da década de 1960. Surgindo no período pós-Segunda Guerra Mundial, essa geração testemunhou uma era de otimismo e prosperidade econômica, caracterizada pelo surgimento de novas tecnologias e a busca por estabilidade. Eles foram marcados por valores tradicionais, como dedicação ao trabalho e ênfase na família nuclear.

Para os Baby Boomers, o trabalho era frequentemente visto como uma fonte de identidade e realização pessoal, e a lealdade às organizações era comum. Política, ativismo e movimentos sociais também moldaram a identidade dessa geração, com protestos pelos direitos civis e ambientais. Seus principais desafios são a manutenção da saúde física e mental, a alfabetização tecnológica e o enfrentamento do etarismo.

Geração X: entre o analógico e o digital

Gerações: cinco adultos no local de trabalho.

Imagem: iStock.

A Geração X, nascida entre meados da década de 1960 e início dos anos 1980, cresceu em um período de transição entre o mundo analógico e o digital. Eles testemunharam o advento da computação pessoal, dos videocassetes e dos primeiros celulares. Essa geração foi moldada por eventos como a Guerra Fria, o surgimento do punk e do hip-hop, bem como mudanças significativas na estrutura familiar, com um aumento nas taxas de divórcio.

Os membros da Geração X tendem a valorizar a independência, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e a adaptabilidade. Eles são frequentemente descritos como céticos em relação às instituições e autoridades, preferindo soluções pragmáticas e autossuficiência.

Millennials: a geração da tecnologia e da conectividade

Gerações: um grupo de jovens adultos posando para uma foto no estilo selfie.

Imagem: iStock.

Os Millennials, também conhecidos como Geração Y, nasceram entre o início da década de 1980 e meados da década de 1990. Esta é a primeira geração a crescer em um mundo verdadeiramente digital, com o surgimento da internet, redes sociais e smartphones.

São frequentemente retratados como otimistas, idealistas e ambiciosos, buscando um equilíbrio entre propósito e lucro em suas carreiras. Eles valorizam a diversidade, a inclusão e a sustentabilidade, e são adeptos ao ativismo online. No entanto, enfrentam desafios como a precariedade econômica, altos níveis de endividamento estudantil e uma competição acirrada no mercado de trabalho.

Geração Z: nativos digitais e agentes de mudança

Gerações: quatro adolescentes encostados na parede e mexendo no celular.

Imagem: Canva.

Nascidos a partir do final da década de 1990 até os primeiros anos da década de 2010, os membros da Geração Z (também conhecidos como Zoomers) são verdadeiros nativos digitais, crescendo em um ambiente de smartphones, redes sociais e acesso instantâneo à informação. Por isso, são caracterizados por sua fluência digital, pensamento crítico e uma mentalidade empreendedora. Eles valorizam a autenticidade, a diversidade e a expressão individual, muitas vezes desafiando as normas sociais estabelecidas.

A Geração Z está na vanguarda das mudanças culturais e sociais, impulsionando debates sobre pautas identitárias. Por outro lado, seu principal desafio é manter a saúde mental em dia diante da pressão das mídias sociais, da ansiedade e incerteza em relação ao futuro em meio às instabilidades econômicas e políticas, como as geradas pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia, Israel e Palestina, bem como pela pandemia de COVID-19.

Sobre a Encyclopædia Britannica

Muitas das informações e referências expostas neste artigo têm como fonte a Britannica, que há mais de 250 anos tem figurado entre as mais renomadas e confiáveis fontes de informação do mundo.

Imagem: Britannica / Dot.Lib.

Usada por mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, a Encyclopædia Britannica online é um recurso que reúne periódicos, revistas e muitas outras ferramentas de pesquisa. Por ele, os estudantes e pesquisadores têm acesso a uma variedade de fontes confiáveis de diversas áreas do conhecimento, tudo em uma única plataforma.

O Britannica Academic é a versão digital da prestigiada Encyclopædia Britannica. Nele, é possível acessar conteúdos científicos escritos por laureados com o prêmio Nobel, historiadores, curadores, outros especialistas de notoriedade mundial, cuidadosamente selecionados e distribuídos em mais de 1.400 e-books ou em formatos multimídia. 

Já o Britannica ImageQuest oferece uma ampla coleção de imagens de apoio ao ensino, com acesso a mais de 3 milhões de imagens das mais renomadas coleções do mundo, em diferentes formatos, com legendas e dados de direitos autorais inclusos.

Se você se interessou pelo portfólio da Britannica e quer saber mais ou considera incorporá-lo na sua instituição, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e inscreva-se na Dot.Lib TV, o canal oficial da Dot.Lib no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.