Dot.lib

De acordo com os pesquisadores, este é o primeiro estudo que relaciona traumas infantis com maior sensibilidade a essa substância (imagem: Canva). De acordo com os pesquisadores, este é o primeiro estudo que relaciona traumas infantis com maior sensibilidade a essa substância (imagem: Canva).
Wiley: pessoas traumatizadas na infância são mais propensas ao vício em morfina
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 14/06/2022
  • Abuso infantil, Morfina, Traumas, DotLib, Opioides

Realizado por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, um estudo publicado na Wiley sugere que as pessoas que sofreram algum trauma psicológico na infância tendem a ter maior sensibilidade aos efeitos da morfina e, consequentemente, ao vício na substância. Para isso, os pesquisadores iniciaram um ensaio randomizado com 52 pessoas entre 18 e 65 anos, das quais 27 relataram histórico de abuso e negligência na infância e 25 não passaram por tais experiências.

Todos os participantes receberam duas doses de morfina — 0,15 mg/kg na primeira sessão e 0,01 mg/kg na segunda — com uma semana de intervalo entre cada uma; antes e após as sessões, os voluntários responderam a um questionário no qual relataram suas experiências. As respostas revelaram que os efeitos da morfina, como euforia, anestesia e vontade de repetir a dose, foram sentidos mais positivamente no grupo do trauma. Já o grupo dos considerados saudáveis apresentou maior aversão aos efeitos da morfina e experimentou mais episódios de náuseas e tonturas.

De acordo com os pesquisadores, “os resultados do presente estudo podem não apoiar a noção de que o maior prazer induzido por opioides e a falta de morfina são devidos ao funcionamento prejudicado dos opioides endógenos, como sugerido por estudos pré-clínicos”. Uma das hipóteses levantadas pela equipe é a de que as alterações permanentes no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) decorrentes do estresse crônico na infância podem afetar as respostas subjetivas às drogas. Os autores afirmam, ainda, que este é o primeiro estudo que relaciona eventos traumatizantes com efeitos e reações especificamente à morfina.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.