Wiley: estudo revela arquitetura molecular de peptídeos e sua aplicação em bio e nanotecnologias
A Universidade de Kanazawa (Japão) realizou um estudo que aborda a arquitetura molecular de peptídeos geneticamente projetados e com mutação pontual. Publicado no periódico Small, da Wiley, a descoberta mostra potencial para tecnologias híbridas como bioeletrônica e biossensores. Por meio da microscopia de força atômica com frequência modulada, os cientistas visualizaram como essas moléculas se organizam em cristais biológicos espessos de molécula única em superfícies de grafite e dissulfeto de molibdênio (MoS2).
Compostos de unidades de aminoácidos, os peptídeos são essenciais na Biologia, sendo mais fáceis de modificar do que proteínas — que são muito maiores (centenas ou milhares de aminoácidos de comprimento), difíceis de sintetizar e impraticáveis de usar. Ao manipular esses peptídeos, os pesquisadores conseguiram formar cristais peptídicos com a espessura de uma única molécula, revelando comportamentos distintos entre peptídeos mutados, o que abre portas para aplicações em dispositivos de bio e nanotecnologia.
Os resultados forneceram informações sobre como as mutações influenciam a estrutura e a função dos peptídeos, levando a avanços na compreensão das interações moleculares e no desenvolvimento de tecnologias que integram a Biologia com dispositivos de estado sólido. Essa abordagem pode ampliar significativamente o repertório de futuros dispositivos bio-nano e melhorar, por exemplo, o desenvolvimento de medicamentos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.