Wiley: dose diária de suplementos multivitamínicos pode retardar declínio cognitivo em idosos
Uma pesquisa publicada na última quarta-feira (14) no periódico Alzheimers & Dementia, da editora Wiley, mostra que tomar uma dose de suplementos multivitamínicos minerais diariamente pode retardar o declínio cognitivo em idosos. Os pesquisadores, da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte (Estados Unidos), também observaram que as vitaminas melhoraram a concentração, a memória e o raciocínio dos participantes.
Para chegar a essa conclusão, foi realizado um ensaio clínico randomizado com mais de 2 mil voluntários acima de 65 anos que atendiam aos seguintes critérios: não ter histórico de ataques cardíacos, de doenças graves e de alergia a produtos baseados em cacau ou cafeína. Os participantes tomaram um suplemento multivitamínico por 3 anos e passaram por acompanhamento durante o período.
Os resultados revelaram que “a suplementação diária de multivitaminas e minerais, em relação ao placebo, resultou em um benefício estatisticamente significativo na cognição global, especialmente em pacientes com problemas cardiovasculares”. No entanto, o estudo apresentou algumas limitações, como população estatística pequena, pouca representação racial e/ou étnica que refletissem a população idosa dos Estados Unidos e a extração de dados com base no autorrelato dos participantes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.