Wiley: dieta de baixo valor nutricional compromete qualidade do sono profundo
A chamada junk food — que são os alimentos de baixo valor nutricional — pode prejudicar o sono profundo. É o que mostra um estudo conduzido pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e publicado no periódico Obesity, da Wiley. Como cada sessão de avaliação envolvia vários dias de monitoramento em um laboratório do sono, apenas 15 pessoas participaram, todas homens jovens, saudáveis e com peso normal. Inicialmente, os hábitos de sono dos participantes foram avaliados, os quais deveriam ser normais e dentro do período recomendado, que é de sete a nove horas por noite.
Em seguida, eles foram submetidos às dietas saudáveis e não saudáveis por uma semana, todas com o mesmo número de calorias, ajustadas às necessidades nutricionais diárias de cada indivíduo e servidas em ordem aleatória. A dieta com baixo valor nutricional continha alimentos processados e maior teor de açúcar e gorduras saturadas. Após as refeições, os participantes foram examinados em um laboratório do sono, onde dormiram normalmente e sua atividade cerebral foi monitorada. Os resultados revelaram que a qualidade do sono profundo dos participantes piorou significativamente após uma dieta não saudável, em comparação com aqueles que seguiram uma dieta mais saudável.
O sono é um processo complexo e estudos anteriores já demonstraram a relação entre a alimentação e o sono; entretanto, poucos investigaram diretamente como a dieta afeta o sono. Os pesquisadores enfatizam que tanto uma alimentação inadequada quanto a falta de sono podem aumentar o risco de várias condições de saúde e sugerem que alterações na dieta podem desempenhar um papel significativo no sono profundo. Eles também afirmam que são necessárias mais pesquisas para investigar os efeitos duradouros da dieta não saudável e suas implicações em funções reguladas pelo sono profundo, como a memória.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.