Dot.lib

Estudo publicado no periódico Obesity mostra que os alimentos mais prejudiciais são os processados ou com alto teor de açúcar e gordura saturada (imagem: Canva). Estudo publicado no periódico Obesity mostra que os alimentos mais prejudiciais são os processados ou com alto teor de açúcar e gordura saturada (imagem: Canva).
Wiley: dieta de baixo valor nutricional compromete qualidade do sono profundo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 01/06/2023
  • Alimentação, Dieta, DotLib, Fast food, Junk food, Nutrição, Sono, Wiley

A chamada junk food — que são os alimentos de baixo valor nutricional — pode prejudicar o sono profundo. É o que mostra um estudo conduzido pela Universidade de Uppsala, na Suécia, e publicado no periódico Obesity, da Wiley. Como cada sessão de avaliação envolvia vários dias de monitoramento em um laboratório do sono, apenas 15 pessoas participaram, todas homens jovens, saudáveis ​​e com peso normal. Inicialmente, os hábitos de sono dos participantes foram avaliados, os quais deveriam ser normais e dentro do período recomendado, que é de sete a nove horas por noite.

Em seguida, eles foram submetidos às dietas saudáveis e não saudáveis por uma semana, todas com o mesmo número de calorias, ajustadas às necessidades nutricionais diárias de cada indivíduo e servidas em ordem aleatória. A dieta com baixo valor nutricional continha alimentos processados e maior teor de açúcar e gorduras saturadas. Após as refeições, os participantes foram examinados em um laboratório do sono, onde dormiram normalmente e sua atividade cerebral foi monitorada. Os resultados revelaram que a qualidade do sono profundo dos participantes piorou significativamente após uma dieta não saudável, em comparação com aqueles que seguiram uma dieta mais saudável.

O sono é um processo complexo e estudos anteriores já demonstraram a relação entre a alimentação e o sono; entretanto, poucos investigaram diretamente como a dieta afeta o sono. Os pesquisadores enfatizam que tanto uma alimentação inadequada quanto a falta de sono podem aumentar o risco de várias condições de saúde e sugerem que alterações na dieta podem desempenhar um papel significativo no sono profundo. Eles também afirmam que são necessárias mais pesquisas para investigar os efeitos duradouros da dieta não saudável e suas implicações em funções reguladas pelo sono profundo, como a memória.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.