Wiley: consumo de café e chá pode reduzir risco de câncer de cabeça e pescoço
Uma análise de 14 estudos publicada no periódico Cancer da American Cancer Society (Wiley) revelou que o consumo regular de café e chá pode estar associado a menores riscos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo câncer de boca e garganta. A pesquisa analisou dados de 9.548 pacientes com câncer e 15.783 indivíduos sem a doença. Os resultados identificaram que beber mais de 4 xícaras diárias de café com cafeína reduz o risco de cânceres no geral em 17%, de câncer da cavidade oral em 30% e de câncer de garganta em 22%.
Os dados também indicaram que o café descafeinado pode reduzir o risco de câncer de cavidade oral em 25%, enquanto o consumo moderado de chá está associado a uma redução de 29% no risco de câncer da hipofaringe. No entanto, o consumo excessivo de chá foi relacionado a um aumento de 38% no risco de câncer de laringe, destacando a complexidade dos efeitos dessas bebidas.
Segundo a pesquisadora do Huntsman Cancer Institute e da University of Utah School of Medicine, Yuan-Chin Amy Lee, os resultados reforçam a necessidade de mais estudos sobre os impactos do café e do chá na prevenção do câncer. “Essas descobertas mostram que até mesmo o café descafeinado pode ter benefícios, mas os hábitos de consumo dessas bebidas são complexos e exigem mais investigação”, afirmou Lee.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.