Dot.lib

Descoberta feita a partir do Hericium erinaceus se mostrou um caminho para o tratamento e prevenção de doenças neurodegenerativas (imagem: iStock). Descoberta feita a partir do Hericium erinaceus se mostrou um caminho para o tratamento e prevenção de doenças neurodegenerativas (imagem: iStock).
Wiley: composto ativo de cogumelo comestível pode regenerar neurônios e melhorar a memória
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 14/02/2023
  • Cérebro, Cogumelo, DotLib, Farmacologia, Neurologia, Neuroquímica, Wiley

Cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, descobriram que um composto ativo do cogumelo Hericium erinaceus — popularmente conhecido como juba de leão — pode regenerar os neurônios e melhorar a memória. De acordo com o estudo publicado no Journal of Neurochemistry (Wiley), trata-se da isoindolina que, juntamente com seu derivado hidrofóbico hericene A, promoveu o crescimento extensivo de axônios e das ramificações de neuritos em neurônios do hipocampo.

O professor do Queensland Brain Institute, Frederic Meunier, disse que os efeitos do cogumelo foram revelados já nos testes pré-clínicos; nos testes laboratoriais por meio da microscopia de super-resolução, foram medidos os efeitos neurotróficos da substância. “Descobrimos que o extrato de cogumelo e seus componentes ativos ampliam o tamanho dos cones de crescimento, que são particularmente importantes para as células cerebrais sentirem seu ambiente e estabelecerem novas conexões com outros neurônios”, explicou Meunier.

O cogumelo juba de leão é usado pela medicina tradicional chinesa para tratar doenças e manter a saúde desde a antiguidade. Porém, até esta análise, não havia constatações científicas sobre seus efeitos neuroquímicos. Os pesquisadores explicam que o objetivo do estudo é encontrar bioativos de fontes naturais que possam não só regular o crescimento dos neurônios, mas também prevenir ou tratar o cérebro contra distúrbios neurodegenerativos, como as Doenças de Alzheimer e Parkinson.  

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.