Dot.lib

Evidências mostram que alguns deles podem mudar a cor do gelo e derretê-lo mais rapidamente, tornando-os um fator de risco para as mudanças climáticas (imagem: Canva). Evidências mostram que alguns deles podem mudar a cor do gelo e derretê-lo mais rapidamente, tornando-os um fator de risco para as mudanças climáticas (imagem: Canva).
Wiley: cientistas descobrem que calotas de gelo da Groenlândia estão repletas de microrganismos
  • Notícia
  • Ciências Biológicas
  • 02/05/2023
  • DotLib, Geologia, Microbiologia, Wiley, Gelo, Microrganismos, Groenlândia

Os pesquisadores do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que as calotas de gelo da Groenlândia podem ter mais vida do que a Ciência previa para esse tipo de ambiente. De acordo com o artigo, publicado no periódico Gebiology (Wiley), uma poça de água derretida de uma geleira pode conter mais de 4 mil microrganismos com potencial não só para mudar a cor do gelo, mas também para derretê-lo.

Para os cientistas, não é uma surpresa que estas formas de vida sobrevivam às condições hostis da Groelândia uma vez que, ainda sim, há água, oxigênio e sol no local. No entanto, o microbiólogo brasileiro e líder do estudo, Alexandre Magno Anésio, explicou que os nutrientes que alimentam esses microrganismos existem em quantidades “incrivelmente pequenas”. “Eles vivem de bactérias, algas, vírus e fungos microscópicos. É todo um ecossistema que a gente nem sabia que existia até pouco tempo”, diz o estudioso.

Um dos microrganismos que os pesquisadores passaram mais tempo investigando é uma pequena alga negra que cresce em cima do gelo e o tinge de preto. Segundo Alexandre, essas algas seriam responsáveis por cerca de 20% do derretimento do gelo nas áreas por elas manchadas nos últimos anos. Ele explicou que, quando o gelo escurece, fica mais difícil refletir a luz do sol e o calor passa a ser absorvido pelas calotas, fazendo-as derreter. Com isso, a temperatura média da Terra sobe, o que colabora com as mudanças climáticas, aceleradas pela industrialização.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.