
Wiley: cientistas descobrem mudanças regulatórias genéticas ligadas à inteligência humana
Um artigo publicado na Quantitative Biology — um periódico da Wiley — lançou luz sobre um dos grandes mistérios da Biologia Evolutiva: o que nos tornou exclusivamente humanos. Embora os genomas de humanos e chimpanzés apresentem uma divergência de apenas 1,23%, o estudo sugere que mudanças na regulação gênica, e não nas proteínas em si, podem explicar as drásticas diferenças cognitivas entre as espécies.
A pesquisa se concentrou nas regiões regulatórias próximas dos genes, representadas por uma matriz chamada CREF. Essa estrutura permitiu comparar os perfis regulatórios de humanos, chimpanzés, bonobos e gorilas. A análise revelou dois “saltos” evolutivos significativos nos módulos regulatórios que impactaram diretamente funções como memória de longo prazo, aprendizado, comportamento social e até aspectos ligados à felicidade.
Segundo os autores, esses saltos — chamados de saltações cis-regulatórias — oferecem um novo modelo quantitativo para entender a evolução da inteligência humana. A pesquisa reforça a hipótese de que pequenas mudanças em como os genes são ativados ou desativados podem ter impulsionado nossa capacidade cognitiva, mais do que alterações nas sequências proteicas em si.
Para ler o artigo, clique aqui.
Sobre a Wiley
Com um dos catálogos digitais mais abrangentes do mundo, a Wiley oferece conteúdo científico de excelência em todas as áreas do conhecimento. Reconhecida por sua relevância global, reúne mais de 1.600 periódicos e 20.000 livros, além de centenas de obras de referência e protocolos laboratoriais. Aproximadamente 850 sociedades científicas internacionais publicam por meio da editora, consolidando seu papel estratégico na produção e disseminação do conhecimento acadêmico.
Se quiser saber mais sobre o portfólio da Wiley, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Aproveite e acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dotlib TV, nosso canal oficial no YouTube.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.