Dot.lib

Tecnologia pode ser colocada nos olhos como as lentes de contato comuns e prometem ter custo-benefício acessível (imagem: Canva). Tecnologia pode ser colocada nos olhos como as lentes de contato comuns e prometem ter custo-benefício acessível (imagem: Canva).
Wiley: cientistas criam lentes de contato inteligentes com navegação em realidade aumentada
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 23/03/2023
  • DotLib, Lentes de contato, Realidade aumentada, Tecnologia, Wiley

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul, criaram uma lente de contato inteligente com capacidade para navegação em realidade aumentada. De acordo com o estudo publicado em fevereiro no periódico Advanced Sciences, da Wiley, a tecnologia pode ser colocada nos olhos como as lentes de contato comuns e prometem ter custo-benefício acessível e sustentabilidade ambiental.

Para isso, a equipe desenvolveu uma técnica de impressão 3D simples feita com pigmento azul da Prússia em tinta à base de cloreto de ferro (FeCl3), ferrocianeto de potássio (K[Fe(CN)]) e ácido clorídrico (HCl). Desse modo, é possível produzir um micropadrão de 7,2 micrômetros, fino o suficiente para ser aplicado nos visores de lentes de contato inteligentes habilitados para realidade aumentada. O método também faz com que a cor de exibição dos caracteres nas telas eletrocrômicas e a cor dos olhos fiquem uniformes.

Atualmente, as lentes de contato inteligentes são pensadas com a finalidade de navegação, como foi o caso das desenvolvidas neste estudo. Nos experimentos, o dispositivo foi capaz de exibir na tela eletrocrômica as coordenadas do GPS para o destino inserido pelo usuário, que as recebeu em tempo real. Com isso, os cientistas conseguiram demonstrar que as telas eletrocrômicas feitas a partir da técnica citada acima conseguem exercer a função de navegação com sucesso nas lentes de contato inteligentes.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.