Wiley: cientistas criam lentes de contato inteligentes com navegação em realidade aumentada
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Ulsan, na Coreia do Sul, criaram uma lente de contato inteligente com capacidade para navegação em realidade aumentada. De acordo com o estudo publicado em fevereiro no periódico Advanced Sciences, da Wiley, a tecnologia pode ser colocada nos olhos como as lentes de contato comuns e prometem ter custo-benefício acessível e sustentabilidade ambiental.
Para isso, a equipe desenvolveu uma técnica de impressão 3D simples feita com pigmento azul da Prússia em tinta à base de cloreto de ferro (FeCl3), ferrocianeto de potássio (K₃[Fe(CN)₆]) e ácido clorídrico (HCl). Desse modo, é possível produzir um micropadrão de 7,2 micrômetros, fino o suficiente para ser aplicado nos visores de lentes de contato inteligentes habilitados para realidade aumentada. O método também faz com que a cor de exibição dos caracteres nas telas eletrocrômicas e a cor dos olhos fiquem uniformes.
Atualmente, as lentes de contato inteligentes são pensadas com a finalidade de navegação, como foi o caso das desenvolvidas neste estudo. Nos experimentos, o dispositivo foi capaz de exibir na tela eletrocrômica as coordenadas do GPS para o destino inserido pelo usuário, que as recebeu em tempo real. Com isso, os cientistas conseguiram demonstrar que as telas eletrocrômicas feitas a partir da técnica citada acima conseguem exercer a função de navegação com sucesso nas lentes de contato inteligentes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.