Dot.lib

Hormônio do tecido adiposo consegue modular a secreção de insulina de modo a restaurar as células beta pancreáticas, relacionadas à diabetes tipo 2 (imagem: iStock). Hormônio do tecido adiposo consegue modular a secreção de insulina de modo a restaurar as células beta pancreáticas, relacionadas à diabetes tipo 2 (imagem: iStock).
Wiley: adiponectina é capaz de reverter dano por obesidade em células do pâncreas
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 23/05/2023
  • Diabetes, DotLib, Endocrinologia, Hormônios, Obesidade, Wiley, Adiponectina

A adiponectina, um hormônio produzido pelo tecido adiposo que modula o sistema endócrino e protege contra inflamações, se mostrou capaz de regenerar células beta do pâncreas danificadas pela obesidade. É o que mostra um estudo realizado pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) e publicado na Aging Cell, uma revista científica da Wiley. Para entender o mecanismo por trás da proteína, foram feitas análises comparativas de células beta com soro ou plasma de ratos e humanos obesos e de amostras de soro de doadores magros.

Os pesquisadores descobriram que as células dos doadores obesos dificultam dois importantes processos metabólicos: a fosforilação oxidativa mitocondrial — que forma a molécula de ATP, armazenando energia para as células — e a secreção de insulina estimulada por glicose. Ainda, a equipe identificou que, na falta do soro, a adiponectina consegue manter sozinha o funcionamento das células beta, revertendo os efeitos nocivos do plasma de obesos. Os resultados mostram que sua disfunção das células beta pode ser um indicador do desenvolvimento de diabetes tipo 2 que, por sua vez, está relacionada à baixa produção do hormônio.

Em entrevista para o Jornal da USP, a professora e líder do estudo Alicia Kowaltowski disse que as descobertas abrem caminhos para o desenvolvimento de novas terapias medicamentosas para a proteção dessas células. “Isso significa que a gente tem grandes possibilidades de poder desenhar drogas no futuro que previnam a degeneração pancreática na obesidade. O efeito da adiponectina nesse modelo é tão grande e é tão reprodutível em diferentes modelos animais, que para mim traz muita esperança”, explica a cientista.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.