Dot.lib

De acordo com especialistas, a doença crônica pode afetar negativamente a qualidade de vida (imagem: Canva). De acordo com especialistas, a doença crônica pode afetar negativamente a qualidade de vida (imagem: Canva).
The Journal of Rheumatology: impacto da artrite psoriática é maior em mulheres, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 10/11/2022
  • Artrite psoriática, DotLib, Medicina, Psoríase, Reumatologia, The Journal Of Rheumatology

Ainda que a atividade da artrite psoriática no organismo e o tratamento sejam semelhantes entre os sexos, as mulheres são as que mais sofrem com a sua manifestação. É o que indica um estudo transversal publicado recentemente no Journal of Rheumatology, que contou com a participação de 2.270 pacientes da Alemanha, da Espanha, dos Estados Unidos, da Itália e do Reino Unido. Os mais de 570 reumatologistas e dermatologistas envolvidos no estudo coletaram dados clínicos, demográficos, de qualidade de vida e produtividade no trabalho por meio de questionários específicos.

Os resultados revelaram que as mulheres portadoras da doença têm maior déficit na atividade laboral do que os homens (27,9% contra 24,6%, respectivamente) e maior incapacidade funcional (0,56 contra 0,41 dos homens, na escala HAQ-DI). No entanto, os homens apresentaram maior carga de comorbidades do que as mulheres (1,15 contra 1,10, respectivamente, na escala Charlson). Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a artrite psoriática ocorre em 20% a 30% dos pacientes com psoríase e é dividida em cinco subgrupos: artrite distal (que pode ser confundida com a artrose), padrão articular, padrão poliarticular, padrão axial, e artrite mutilante. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite psoriática é uma doença crônica com fortes componentes genéticos. Os sintomas iniciais são os mesmos da psoríase e costumam surgir nos joelhos, cotovelos e couro cabeludo. As manifestações mais comuns são manchas avermelhadas com escamas secas, pequenas manchas residuais pós-lesões, coceira moderada ou severa e sensação de queimação, ardência e dor. Com o tempo, a doença evolui para as articulações, com inflamações dolorosas nos joelhos, cotovelos e dedos.  

Para ler o artigo completo, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.