The Company of Biologists: nova classe de sulfonamidas bloqueia transmissão da malária em humanos
Os cientistas do Imperial College London, no Reino Unido, identificaram que uma nova classe de antibióticos consegue bloquear a transmissão da malária para humanos: as sulfonamidas. Ainda que os tratamentos e prevenções contra a doença tenham evoluído com o tempo, o Plasmodium falciparum — protozoário transmissor da doença — tem se mostrado resistente a alguns medicamentos.
De acordo com artigo publicado na Diseases Models & Mechanisms, um periódico da The Company of Biologists, esses compostos matam o parasita apenas quando ele está em uma fase sexual específica de seu ciclo de vida, impedindo-o rapidamente de infectar um mosquito e, portanto, impossibilitando qualquer infecção humana subsequente. A equipe iniciou os experimentos in vitro com glóbulos vermelhos humanos infectados com parasitas da malária.
Em seguida, os parasitas foram manipulados para entrar em seu estágio de vida sexual. Os pesquisadores, então, trataram esses protozoários com um dos compostos de sulfonamida para descobrir quais proteínas do parasita estavam sendo alvo dos compostos bloqueadores da transmissão, que ocorreu com sucesso. Uma das técnicas utilizadas no processo foi a “química do clique”, ganhadora do Prêmio Nobel de 2022. Os autores afirmam que, após a conclusão dos testes, esses compostos podem ser administrados a pacientes com malária juntamente com as terapias existentes.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.