Dot.lib

Mecanismo está relacionado a dois genes que estão presentes na maioria dos mamíferos há, pelo menos, 120 milhões de anos (imagem: Canva). Mecanismo está relacionado a dois genes que estão presentes na maioria dos mamíferos há, pelo menos, 120 milhões de anos (imagem: Canva).
The Company of Biologists: memória genética de vírus antigos protegem o cérebro contra novas infecções
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 13/12/2022
  • Cérebro, DotLib, Genética, Sistema imunológico, The Company of Biologists, Vírus

Um estudo publicado no Development — um periódico da The Company of Biologists — indica que certos genes resultantes de infecções que acometeram espécies ancestrais de humanos podem se tornar aliados do sistema imunológico e proteger o cérebro de novas infecções. Isso ocorre porque os genes virais foram incorporados ao DNA do hospedeiro infectado e depois transmitidos por gerações, muitas vezes desenvolvendo funções diferentes das originais ao longo do tempo.

Considerando isso, os pesquisadores resolveram analisar os genes RTL5 e RTL6, encontrados em quase todos os mamíferos há, pelo menos, 120 milhões de anos, e derivados dos genes encontrados em retrovírus, como o HIV. No laboratório, a equipe simulou infecções nos cérebros de camundongos para testar como a micróglia, um tipo de célula do sistema nervoso central, produtora de RTL5 ou RTL6 responderia a bactérias ou vírus.

Eles descobriram que a que contém a proteína RTL6 respondeu à imitação de bactéria, enquanto a do RTL5 reagiu à infecção viral. Quando os cientistas removeram o gene RTL6, os animais não conseguiam eliminar as falsas infecções bacterianas. Já os camundongos sem RTL5 não conseguiam eliminar as imitações virais, o que sugere que ambos os genes trabalham juntos na proteção do cérebro contra as infecções mais comuns.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.