Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Terapia com plasma sanguíneo de convalescentes da COVID é segura, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 19/01/2021
  • COVID19, plasma sanguíneo

Um estudo brasileiro aponta que o tratamento realizado com plasma sanguíneo de convalescentes da COVID-19 é uma alternativa segura e pode trazer benefícios principalmente se aplicada nos dez primeiros dias de sintomas. Participaram do ensaio clínico 104 portadores da doença. 

A técnica, autorizada no Brasil apenas para uso compassivo ou em pesquisa clínica, consiste em transfundir nos pacientes infectados um componente do sangue rico em anticorpos contra o vírus a ser combatido, obtido de doadores que já se recuperaram da doença infecciosa. A proposta é que os anticorpos doados ajudem na redução da carga viral no organismo, de maneira a evitar a evolução para um quadro mais grave.

“Como esperado, os pacientes com mais idade, os obesos e os portadores de comorbidades evoluíram pior, mas isso não tem relação com o tratamento. O que nos chamou a atenção foi que os voluntários que já apresentavam anticorpos próprios contra o SARS-CoV-2 antes de receberem a transfusão de plasma foram mais beneficiados pela terapia do que aqueles que não tinham anticorpos próprios. Esse achado parece ser inédito na literatura científica”, ressaltou o hematologista José Mauro Kutner, docente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e um dos autores do artigo. 

A pesquisa foi conduzida pelos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês, em colaboração com um grupo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), e contou também com o apoio da FAPESP. Todas as conclusões podem ser encontradas na medRxiv — plataforma desenvolvida pelas editoras Cold Spring Harbor Laboratory Press e BMJ em conjunto com a Universidade de Yale —, em artigo ainda sem revisão por pares. 

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.