Dot.lib

Explore os benefícios vitais destas substâncias que complementam a alimentação diária e saiba quais são os mais consumidos na busca por uma saúde equilibrada (imagem: Canva). Explore os benefícios vitais destas substâncias que complementam a alimentação diária e saiba quais são os mais consumidos na busca por uma saúde equilibrada (imagem: Canva).
Suplementos naturais: o que são, sua importância e os mais consumidos
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 26/01/2024
  • DotLib, Medicina Alternativa, Medicina Natural, NatMed, Suplementos naturais, TRC Healthcare

O Brasil é um dos maiores mercados consumidores de produtos naturais e orgânicos no mundo. Isso porque a demanda por alimentos saudáveis tem crescido, especialmente após a pandemia de COVID-19, que aumentou o interesse público acerca de medicamentos e suplementos naturais com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico.

De acordo com a pesquisa de mercado da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o consumo de suplementos aumentou 10% entre 2015 e 2021, sendo que 59% dos lares brasileiros contavam com, ao menos, uma pessoa consumindo este tipo de produto. Ainda, 90% dos entrevistados afirmaram que incluíram os suplementos em suas dietas para fortalecer a imunidade e que 70% continuariam a consumi-los mesmo após a crise sanitária.

O que são os suplementos naturais?

Suplementos naturais: farmacêutico manipulando cápsulas de medicamentos feitas de matéria-prima natural.

Imagem: Canva.

Suplementos naturais (ou suplementos alimentares) referem-se a substâncias derivadas da natureza — como plantas, ervas, raízes, vitaminas e minerais — que são consumidas para complementar a dieta regular. Eles são geralmente utilizados para fornecer nutrientes adicionais que podem estar ausentes ou em quantidade insuficiente na alimentação diária. Aqui estão algumas categorias comuns de suplementos naturais e suas funções:

  1. Vitaminas e minerais:
    • Vitaminas: substâncias orgânicas essenciais para diversas funções metabólicas no corpo.
    • Minerais: elementos inorgânicos necessários para o funcionamento adequado de vários processos biológicos.
  2. Ácidos graxos Ômega-3: encontrados em óleos de peixe, sementes de chia e linhaça. Beneficiam a saúde cardiovascular, cerebral e ocular.
  3. Proteínas em pó: derivadas de fontes como soro de leite, soja ou plantas. Usadas para apoiar o crescimento e reparo muscular.
  4. Extratos de plantas e ervas: incluem produtos como ginseng, Echinacea e cúrcuma. Têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  5. Fibras solúveis e insolúveis: auxiliam na saúde digestiva, regulação do açúcar no sangue e controle do colesterol.
  6. Suplementos de probióticos: contêm bactérias benéficas que promovem a saúde intestinal e também têm impactos positivos na imunidade.

Qual sua importância?

A importância dos suplementos naturais na dieta humana e na saúde varia de acordo com as necessidades individuais. A seguir, veja alguns pontos a considerar:

  • Deficiências nutricionais: podem ser úteis para preencher lacunas nutricionais em pessoas que têm dificuldade em obter certos nutrientes suficientes através da alimentação regular.
  • Estilo de vida específico: atletas, vegetarianos, veganos ou pessoas com restrições alimentares podem recorrer a suplementos para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.
  • Condições de saúde específicas: algumas pessoas com condições médicas específicas podem se beneficiar de suplementos para apoiar a gestão de suas condições.

5 suplementos naturais mais consumidos

Em entrevista ao Portal Food Connection, o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa, explicou que as tendências para a suplementação alimentar por meio de substâncias naturais em 2024 serão as mesmas de 2023. A ênfase é na continuidade crescente do consumo de proteínas e aminoácidos, como a creatina.

Sendo assim, confira a lista a seguir com os 5 suplementos mais buscados por quem aderiu ou pretende aderir a uma vida mais saudável — com informações da NatMed Pro:

Creatina

Suplementos naturais: um copinho medidor contendo creatina em pó.

Imagem: Canva.

A creatina é uma substância química que desempenha um papel na produção de energia para os músculos. É produzido naturalmente pelos rins e fígado a partir de aminoácidos. Também é encontrado em alimentos como carne vermelha e frutos do mar.

A maioria dos suplementos de creatina contém creatina monoidratada, sendo esta substância indicada para a obtenção de força muscular com impactos positivos performance atlética. Afirma-se que o nitrato de creatina produz concentrações mais altas de creatina nos músculos em uma dose mais baixa do que a creatina monoidratada, mas as evidências clínicas não apoiam isso.

Peptídeos de colágeno

Suplementos naturais: exemplares de colágeno nas formas de cápsula, pílulas e pó.

Imagem: Canva.

O colágeno é uma proteína dura e insolúvel que ocorre naturalmente no corpo humano. É encontrada nos músculos, pele, tendões, ligamentos e tecidos conjuntivos, incluindo cartilagem e ossos. Os peptídeos de colágeno constituem a maioria dos suplementos de colágeno disponíveis no mercado.

Uma das razões para isso é que os peptídeos de colágeno são até 90% absorvidos quando tomados por via oral. O possível rejuvenescimento da pele com marcas de expressão e traços da velhice é um dos principais motivos para o seu alto consumo.

Probióticos

Suplementos naturais: uma ilustração da bactéria Saccharomyces boulardii, um exemplo de probiótico.

Imagem: Canva.

Os probióticos são bactérias e leveduras vivas que melhoram a saúde ao decompor os alimentos, absorver nutrientes e combater organismos nocivos que podem causar doenças. Os mais comuns são os lactobacilos, as bifidobactérias e o Saccharomyces boulardii. Servem como tratamento complementar para a diarreia causada por antibióticos e a Síndrome do intestino irritável.

Prebióticos

Suplementos naturais:  imagem contendo alguns legumes e frutas que possuem prebióticos, além de cápsulas de prebióticos.

Imagem: Canva.

Os prebióticos atuam como alimento para os probióticos. No cólon, eles são digeridos por bactérias consideradas boas, como os lactobacilos e as bifidobactérias. Isso ajuda as bactérias boas a crescer. Os prebióticos mais comumente usados ​​são um pequeno grupo de carboidratos, incluindo fruto-oligossacarídeos (FOS), galacto-oligossacarídeos (GOS) e a inulina. Esta última, em especial, costuma ser eficaz contra a constipação intestinal, no controle da diabetes e da obesidade.

Vitamina D

Suplementos naturais: imagem contendo alimentos que contenham Vitamina D, como ovo, peixe e leite.

Imagem: Canva.

A vitamina D é um nutriente essencial e solúvel em gordura que ajuda a regular o cálcio e o fósforo no corpo. É encontrado em alimentos como peixes, ovos e leite fortificado, sendo também produzida na pele durante uma breve exposição à luz solar. Existem várias formas diferentes de vitamina D, incluindo ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3).

Ambas as formas estão disponíveis como suplementos e são bem absorvidas, mas o colecalciferol parece ser melhor no aumento dos níveis sanguíneos de vitamina D. É essencial para diversos órgãos do corpo humano, em especial para os ossos, uma vez que a vitamina D auxilia no seu fortalecimento ao facilitar a absorção do cálcio, evitando fraturas e o surgimento da osteoporose.

Sobre a NatMed Pro

Suplementos naturais: logo da NatMed.

Imagem: TRC Healthcare / Dot.Lib.

A TRC Healthcare oferece soluções de aprendizagem e educação baseadas em evidência para capacitar os profissionais da Saúde a ajudar as organizações a reduzir erros de medicação e melhorar o atendimento ao paciente. Uma destas soluções é a NatMed Pro, um banco de dados baseado em evidências que traz informações sobre medicamentos naturais e terapias alternativas.

Diferente de outras bases que disponibilizam informações limitadas e em menor número sobre Medicina alternativa, a NatMed Pro é atualizada diariamente e oferece ferramentas que auxiliam a tomada de decisões e o aprimoramento do cuidado com o paciente. Entre elas: a maior base de dados de produtos comerciais em Medicina natural do mercado, com mais de 250 mil registros de produtos comerciais; verificador de efeitos adversos; verificador de depleção de nutrientes, entre outros recursos.

Se você se interessou pelo assunto e deseja conhecer o portfólio da TRC Healthcare, incluindo a NatMed Pro, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog, siga nossas redes sociais e se inscreva na Dot.Lib TV, nosso canal oficial no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.