Dot.lib

Saiba como estes microrganismos auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, com informações de um estudo publicado na Karger (imagem: iStock). Saiba como estes microrganismos auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, com informações de um estudo publicado na Karger (imagem: iStock).
Probióticos como aliados do sistema imunológico
  • Artigo
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 23/09/2022
  • Doenças, Doenças sazonais, DotLib, Karger, Primavera, Probióticos, Sistema imunológico

As estações de transição são conhecidas pelas constantes e abruptas variações de temperatura e de umidade, que podem impactar negativamente a saúde, gerando as doenças sazonais. Por definição, as doenças sazonais podem ocorrer em qualquer época do ano. Mas as características climáticas de determinadas estações, que variam de acordo com particularidades regionais, podem ser mais propícias ao surgimento de problemas de saúde.  

Com a chegada da primavera, que no Brasil ocorre de 22 de setembro a 21 de dezembro, é comum que surjam algumas doenças ou complicações típicas desta época do ano. As mais comuns são as alérgicas, entre as quais: conjuntivite, dermatites e o agravamento de alguns problemas respiratórios, como a rinite, sinusite e bronquite.

A prevalência dessas doenças neste período do ano pode ser explicada pelo desabrochar intenso das flores que acaba por liberar uma grande quantidade de pólen no ar. Por sua vez, o pólen ataca a mucosa respiratória e provoca crises alérgicas. A baixa umidade do ar e o excesso de poeira e ácaros nos ambientes, que muitas vezes são carregados pelos ventos, também contribuem para o desencadeamento da alergia respiratória.

O sistema imunológico trabalha constantemente para evitar que essas e outras doenças acometam nosso organismo. No entanto, alguns cuidados são necessários para fortalecê-lo de modo que o corpo esteja blindado contra as doenças sazonais e previna as demais. Já sabemos que refeições nutritivas, ricas em vitaminas e sais minerais, ajudam nesse propósito. Mas qual seria o papel dos probióticos?

Agentes imunomoduladores

Alimentos que contêm probióticos

Alimentos que contêm probióticos (imagem: iStock).

Como se sabe, os probióticos são microrganismos vivos presentes em alimentos, como leites fermentados e iogurtes naturais, que podem ser benéficos ao hospedeiro quando administrados em quantidades corretas de acordo com sua espécie. Os efeitos positivos de sua ingestão incluem equilíbrio da flora intestinal e melhora da absorção de nutrientes e, principalmente, aumento da imunidade humoral e celular.

A seguir, confira alguns dos benefícios dos probióticos na imunidade, com informações do artigo Beneficial effects of probiotic consumption on the immune system” (ou “Efeitos benéficos do consumo de probióticos no sistema imunológico”):

Imunidade no trato respiratório

Simulação do trato respiratório em 3D

Imagem: iStock.

O efeito benéfico dos probióticos nos processos alérgicos está bem descrito na Ciência. O aumento de imunoglobulina E (IgE) é um dos sinais mais relevantes que caracterizam esse processo. Os probióticos têm se mostrado eficientes na diminuição dessa imunoglobulina, bem como no alívio dos sintomas no trato respiratório. No entanto, os mecanismos mediados para o alívio da alergia não foram descritos.

Um estudo publicado em um importante periódico demonstrou que os probióticos induzem um claro balanço dos linfócitos de citocina Th1 favorecendo a produção de imunoglobulina G em vez de IgE e aumentando os níveis de citocinas interleucina 10 (IL-10) e interferon-gama (IFN-γ). Além disso, por um estudo de co-localização, os autores postulam que as células Th1 têm se mostrado responsáveis ​​pela liberação de IFN-γ.

Imunidade do trato gastrointestinal

Simulação do trato gastrointestinal em 3D

Imagem: iStock.

Os probióticos modulam a composição das espécies microbianas intestinais, mantendo o equilíbrio e suprimindo o crescimento de bactérias patogênicas potenciais no intestino. Tem sido relatado que os probióticos L. acidophilus e L. casei aumentaram a presença das bactérias láticas com uma diminuição concomitante de coliformes fecais e anaeróbios.

Além disso, os probióticos causaram mudanças na composição da microbiota intestinal em relação às bactérias benéficas específicas, como a Prevotella e Oscillibacter. Sabe-se que essas bactérias produzem metabólitos anti-inflamatórios no intestino.

Proteção das mucosas

Simulação das mucosas urogenitais em 3D

Imagem: iStock.

A administração oral de probióticos protege contra infecções em mucosas distantes do intestino, como brônquios e mucosas urogenitais. Um estudo com 54 voluntárias relatou que o consumo diário de probióticos por seis meses melhorou a eliminação do papilomavírus humano, que é conhecido por causar câncer cervical.

Em modelos animais, a administração oral de probióticos protege contra a infecção por Salmonella typhimurium, ativando a atividade fagocítica e microbicida dos macrófagos peritoneais e do baço. Os lactobacilos probióticos também podem reduzir significativamente o risco de diarreia associada a antibióticos em crianças e adultos.

Sobre o Annals of Nutrition and Metabolism

Capa do Annals of Nutrition and Metabolism

Capa do Annals of Nutrition and Metabolism (imagem: Karger).

As informações aqui descritas fazem parte do “Annals of Nutrition and Metabolism” (“Anais de Nutrição e Metabolismo”), um periódico da Karger. De renome internacional, a revista publica estudos de revisão por pares, incluindo estudos experimentais e ciência básica, e compartilha as principais descobertas sobre a nutrição humana, metabolismo e áreas afins, cobrindo a natureza ampla e multidisciplinar da ciência em nutrição e metabolismo.

Entre os temas abordados no periódico estão: alimentos, dietas e suplementos dietéticos; nutrigenômica e genética relacionada ao metabolismo; metabolismo energético, macro e micronutrientes, incluindo vitaminas e minerais, compostos bio-funcionais; dietética; obesidade; nutrição clínica; ciências sociais e economia da saúde relacionadas à nutrição e metabolismo e política de nutrição.

Sobre a Karger

Logo da Karger

Imagem: Karger / Dot.Lib

A maior editora suíça de publicações médico-científicas, a Karger atende as necessidades de informação da comunidade científica por meio da publicação de livros físicos, e-books e periódicos com conteúdo de alta qualidade que cobrem todos os campos das ciências médicas. Além disso, é responsável pela administração de mais de 100 periódicos de excelência em medicina e saúde.

O portfólio da Karger inclui: o e-Journal Collection, uma coleção composta por 80 periódicos que cobrem tópicos de pesquisa básica e clínica em todo o espectro médico; o e-Book Collections, com inúmeros títulos de livros seriais e não-seriais que oferecem uma cobertura ímpar de todas as disciplinas da medicina humana e conteúdo específico para cientistas e pesquisadores médicos; e o Pharma Collection, ideal para atender às necessidades especializadas da indústria farmacêutica.

Se você se interessou pelos recursos da Karger e deseja incorporá-los em sua pesquisa ou instituição, contate-nos pelo e-mail info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e fique atento aos tutoriais em vídeo no canal oficial da Dot.Lib no Youtube, a Dotlib TV.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.