Serviços de saúde e atenção centrada ao paciente
Foco no paciente, atenção centrada no paciente ou até centricidade do paciente são alguns conceitos que aparecem na área da saúde. Mas o que eles realmente significam?
Esses termos, na verdade, caracterizam o processo de projetar um serviço em torno do paciente. Ou ainda, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esses conceitos são regidos pela ideia de “nenhuma decisão sobre mim, sem mim”.
A ideia central é incluir os pacientes nos processos em que eles estão envolvidos e deixá-los mais ativos. Isso inclui desde uma escuta ativa da opinião do paciente, até uma explicação detalhada da situação ao paciente – com a intenção de educá-lo e mantê-lo melhor informado sobre seu quadro de saúde.
Claro que este é um processo multifatorial, mas algumas ações iniciais já podem potencializar a maior integração do paciente ao seu tratamento. A primeira delas é fornecer uma educação efetiva ao paciente. A troca de saberes é indispensável e valoriza o estímulo e o respeito à autonomia do sujeito no cuidado de sua própria saúde.
O paciente necessita compreender o que está ocorrendo com ele: quais procedimentos serão realizados, quais as opções existentes, quais os motivos, a explicação dos resultados de exames. Em havendo riscos, quais são eles, que medicamentos e, principalmente, quais ações o paciente deve tomar para ajudar seu quadro clínico.
E para ajudar nessa transmissão de conhecimento ao paciente, o BMJ Best Practice apresenta as melhores evidências científicas para o suporte à decisão clínica. Um extenso material disponível, para que os médicos possam consultar e, com acesso às melhores documentações em mãos, dialogar com o paciente. Assim, o profissional pode oferecer um serviço melhor e trazer o paciente para perto durante este período.
A plataforma oferece ainda uma área exclusiva de Educação ao Paciente, com informações claras, objetivas e didáticas sobre centenas de doenças e condições. Assim, os profissionais podem contar também com esses documentos como material de informação ao paciente, e começar a promover este ambiente e serviço com maior Centricidade do Paciente.
Se você quiser conhecer melhor a BMJ Best Practice, baixe o PDF deste recurso e assista a vídeo aula, disponível na Dotlib Partner Training.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.