Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Serviços de saúde e atenção centrada ao paciente
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 31/01/2020
  • centricidade do paciente, BMJ Best Practice, paciente

Foco no paciente, atenção centrada no paciente ou até centricidade do paciente são alguns conceitos que aparecem na área da saúde. Mas o que eles realmente significam?

Esses termos, na verdade, caracterizam o processo de projetar um serviço em torno do paciente. Ou ainda, segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, esses conceitos são regidos pela ideia de “nenhuma decisão sobre mim, sem mim”.

A ideia central é incluir os pacientes nos processos em que eles estão envolvidos e deixá-los mais ativos. Isso inclui desde uma escuta ativa da opinião do paciente, até uma explicação detalhada da situação ao paciente – com a intenção de educá-lo e mantê-lo melhor informado sobre seu quadro de saúde.

Claro que este é um processo multifatorial, mas algumas ações iniciais já podem potencializar a maior integração do paciente ao seu tratamento. A primeira delas é fornecer uma educação efetiva ao paciente. A troca de saberes é indispensável e valoriza o estímulo e o respeito à autonomia do sujeito no cuidado de sua própria saúde.

O paciente necessita compreender o que está ocorrendo com ele: quais procedimentos serão realizados, quais as opções existentes, quais os motivos, a explicação dos resultados de exames. Em havendo riscos, quais são eles, que medicamentos e, principalmente, quais ações o paciente deve tomar para ajudar seu quadro clínico.

E para ajudar nessa transmissão de conhecimento ao paciente, o BMJ Best Practice apresenta as melhores evidências científicas para o suporte à decisão clínica. Um extenso material disponível, para que os médicos possam consultar e, com acesso às melhores documentações em mãos, dialogar com o paciente. Assim, o profissional pode oferecer um serviço melhor e trazer o paciente para perto durante este período.

A plataforma oferece ainda uma área exclusiva de Educação ao Paciente, com informações claras, objetivas e didáticas sobre centenas de doenças e condições. Assim, os profissionais podem contar também com esses documentos como material de informação ao paciente, e começar a promover este ambiente e serviço com maior Centricidade do Paciente.

Se você quiser conhecer melhor a BMJ Best Practice, baixe o PDF deste recurso e assista a vídeo aula, disponível na Dotlib Partner Training.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.