RSNA: tomografia computadorizada sem contraste consegue detectar esteatose hepática moderada
Um estudo recente destacou a confiabilidade da tomografia computadorizada (TC) sem contraste na detecção de esteatose hepática moderada, com mais de 20% a 33% de gordura na biópsia. Publicada no periódico Radiology, da Radiological Society of North America (RSNA), a análise revelou que o exame possui sensibilidade de 82% e especificidade de 94%, tornando-o uma ferramenta eficaz para diagnóstico. A pesquisa consistiu em uma revisão sistemática e meta-análise de 42 estudos com mais de 14 mil participantes.
Para isso, foram consultados artigos de 1977 a 2024 em bases de dados como PubMed, Embase e Scopus. Os métodos analisados incluíram TC sem contraste, com contraste e de dupla energia — que reduz a necessidade de contraste — comparados a padrões de referência como biópsias e ressonância magnética. A TC com contraste apresentou sensibilidade de 66% e especificidade de 90%, enquanto a TC de dupla energia mostrou sensibilidade de 85% e especificidade de 88% na detecção de esteatose.
Medidas como atenuação hepática menor que 40–45 HU e razões específicas de atenuação fígado-baço alcançaram alta precisão para diagnóstico de esteatose moderada. Os resultados enfatizam o papel da TC sem contraste como método diagnóstico confiável, contribuindo para uma melhor identificação da esteatose hepática em ambientes clínicos.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.